Viajar com crianças pequenas é cansativo, ainda mais quando a viagem em questão envolve horas dentro de um avião. Para ajudar aqueles pais exaustos que passam o voo inteiro andando pelos corredores ninando bebês ou correndo atrás das crianças, dois sites americanos estão oferecendo um serviço inusitado: babás para cuidar de crianças durante voos. Sim, isso mesmo, aerobabás.
O site Airplane Nannies conta com um pequeno time de babás especializado em viagens. As “airplane nannies” podem ser contratadas apenas durante o voo ou para acompanhar a família ao longo de toda a viagem. No dia marcado, a babá chega mais cedo na casa da família para ajudar a cuidar das crianças enquanto os pais terminam de arrumar as malas e partem tranquilos em direção ao aeroporto.
Já o site Nanny in the clouds funciona de maneira diferente. Babás ou pessoas que já tenham trabalhado com crianças antes se registram na plataforma e, a cada vez que forem viajar e estiverem dispostas a ganhar uma graninha extra, cadastram o número do voo e avisam da sua disponibilidade. Os pais interessados no serviço também se cadastram, informam o voo e descobrem se existem babás disponíveis. Se a família tiver horários flexíveis, é possível fazer uma busca mais ampla, descobrir quais voos contam com babás e, só então, marcar sua passagem. O site liga pais e babás sem que haja a necessidade de pagar as despesas de passagem e acomodação, como no Airplane Nannies. Basta desembolsar dez dólares para se registrar no site e depois o preço é combinado diretamente com a babá.
E aí, exagero ou necessidade?