Alimentos proibidos na gravidez: Deu bicho na comida

Você está grávida e no final de semana decidiu comer fora; na mesa ao lado uma grávida enfatiza seu pedido ao garçom “mal passado, não posso comer carne crua!”. Você finge que não nota, mas por via das dúvidas decide pedir seu bife bem passado. O almoço acaba e ao chegar em casa você corre para o Dr. Google e descobre que além de carne crua existem outros alimentos proibidos na gravidez, pois corre o risco de contrair um tanto de bicho que dá na comida. Se o Google te trouxe aqui, fico feliz, antes aqui do que em qualquer outro site onde o conteúdo e as imagens podem assustar mais do que deveriam.

Vamos ao que interessa.

 

Listeriose

A listeriose é causada por um tipo de bactéria de nome Listeria monocytogenes que contamina diversos alimentos pois pode estar presente tanto na água como no solo, causando diversos problemas para você e o seu bebê.

Caramba, água e solo!? Isso não significa que você não pode comer nada, significa apenas que o cuidado com o que se come deve ser redobrado. É raro, mas acontece.

Como evitar?

Sendo a água e o solo possíveis carreadores da bactéria, vegetais e carnes não estão livres de estarem contaminados.

Ao comprar, encare cada um deles como um possível carreador. Lave bem os vegetais e frutas, especialmente os que comemos com casca ou aqueles que nem casca tem, como os folhosos. O cozimento é o melhor amigo da gestante nesse momento. 

Esqueça preparações com carne crua ou mal passada, nada de sangue ou de boi mugindo. Para os amantes de queijos franceses, os médicos e nutricionistas recomendam que todo o tipo de queijo consumido deva ser pasteurizado.  Mariscos e peixes também entram na lista dos que devem ser bem cozidos.

Para ficar segura de que esse bicho não irá te pegar, evite também os cortes de embutidos e carnes da nova delicatessen da esquina.

Siga as dicas:

  • Lave todas as frutas e vegetais que comprou, não importa se elas já vem embaladas e pré-higienizadas;
  • Mãos limpas para a comida “suja” e para a comida limpa. Lave as mãos e os utensílios sempre;
  • Limpe a geladeira semanalmente.

 

Sinais e sintomas:

Agora vem a parte chata, e como não dá para ser mais fácil, tem que prestar atenção. Os sintomas podem aparecer desde o início de exposição ao alimento e até 30 dias de pois (um janelão de tempo).

Pode parecer que você está ficando resfriada ou tendo uma reação de intoxicação alimentar mais simples, com peso nas pernas e dores pelo corpo, um pouco de náusea e vômito e até febre.

Se diante desse quadro sinais como rigidez na nuca, tontura e convulsão, procure imediatamente um pronto socorro e ligue para o seu médico.

Para confirmar o diagnóstico você deverá fazer um exame de sangue.

 

O que acontecerá se eu “pegar?

Alguns centros de controle de doenças como o CDC dos Estados Unidos afirmam que as mulheres grávidas são 20x mais suscetíveis do que o ser humano comum – não portador de bebê na barriga.

Os riscos para as grávidas que contraem listeriose são de aborto expontâneo e a possibilidade de parto prematuro e em casos mais graves pode resultar infelizmente na perda do bebê.

A detecção precoce e o devido tratamento com antibióticos resolve na maioria das vezes.

 

Tratamento?

O único tratamento eficaz é com antibióticos.

 listeriose_proibidogravidez

Crédito de imagem: stevendepolo 

Salmonelose

Acho que esta é a mais comum ou conhecida, talvez porque apareça com mais frequência e tem sempre uma manchete no jornal.

A Salmonella pode entrar na nossa vida de diversas maneira, a mais conhecida e através do consumo de ovos contaminados. Mas essa bactéria também pode estar presente em carnes e seus derivados. A contaminação se dá por contato com água contaminada ou qualquer superfície que tenha entrado em contato com a bactéria.

  

Como evitar?

Mais uma vez não é aconselhável o consumo de produtos crus que sejam de origem animal e alguns brotos vegetais.

Siga as dicas:

  • A temperatura da geladeira deve ser compatível com a quantidade de alimentos nela contida;
  • Lavar as mãos sempre ao longo de todo o processo. Da limpeza dos alimentos a confecção da receita;
  • Lavar as mãos e secar com papel toalha quando em contato com carne crua;
  • Nunca descongele os alimentos fora da geladeira. A maneira correta é tirar do freezer para a geladeira e dela ir para a preparação do prato;
  • O ovo ainda é o grande vilão. Não se deve limpar a casca do ovo antes de guardar na geladeira e seu local de armazenamento não é na porta da mesma.

 

Sinais e sintomas:

O principal sintoma é o desconforto gastrointestinal. Náusea persistente, vômitos e dores abdominais (cólica intestinal) seguida de diarréia, podendo estar acompanhada de febre e dor de cabeça. A duração do quadro varia de um dia a uma semana, em alguns casos mais graves pode ainda levar mais tempo.

 

Tratamento?

A boa notícia aqui é que depois dessa amarga semana, do jeito que surgiu, vai embora. Os medicamentos recomendados pelo médico servem apenas para minimizar o desconforto causado pela gama de sinais e sintomas.

A boa hidratação, repouso e alimentação balanceada  serão aliados do tempo que a salmonella vai levar para sair do seu organismo.

salmonelose_probidogravidez 

 Crédito de imagem: Kai Hendry

Toxoplasmose

Para quem acha que é doença de gato, sim é doença de gato mas que pega na gente (se a gente deixar).

O parasita Toxoplasma Gondii habita fezes de gatos contaminados, mas também pode ser encontrado em carnes cruas ou mal passadas e frutas e vegetais.

Se você tem gatos em casa, os cuidados devem ser redobrados, você pode estar mais exposta do que a maioria das grávidas; como benefício, você já pode ter desenvolvido imunidade.

Dica: veterinárias e hotel para gatos são locais onde a contaminação pode ocorrer.

 

Como evitar?

  • Nada de carne crua ou mal passada;
  • Lavar vegetais e frutas.

 

Se você tem gatos:

  • lavar as mãos com maior frequência;
  • nada de gatos na cozinha;
  • diminua sua exposição ao “banheiro” deles. Peça a outra pessoa que tome conta dessa tarefa.

 

Sinais e sintomas:

Os sinais podem variar desde a sensação de um resfriado até uma combinação de cansaço junto a febre e aumento dos gânglios linfáticos, que acabam sendo sinais mais evidentes. Geralmente sabemos ser imunes ou não pelo exame de sangue feito logo no começo da gravidez e repetido no início do terceiro trimestre. Se o seu exame deu positivo, ou seja, se você já teve contato prévio, fique tranquila. Caso você nunca tenha tido contato, siga as recomendações. Prevenir é o remédio.

 

O que acontecerá se eu “pegar?

Quão mais cedo se dá a contaminação, maiores e mais severos os ricos para o bebê. O risco de ter um parto prematuro, baixo peso ao nascer, problemas de visão, atraso mental, calcificações no cérebro são alguns deles.

Quando se confirma que a gestante está contaminada, o médico pode pedir para que se teste também o bebê. Como é feito? A melhor maneira de realizar o teste é fazendo uma amniocentese, mas diante de alguns riscos que ela pode oferecer, o uso do ultrassom por médico experiente pode ser de grande ajuda.

 

Tratamento:

O tratamento é feito com antibióticos para diminuir o risco de danos mais graves ao bebê.

 

 

 Crédito de imagem:  Joe Buckingham

Postagem anterior
Primavera dos livros no Rio: diversão em família
Próxima postagem
Livro do bebê - memórias do Adam

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Alimentos proibidos na gravidez: Deu bicho na comida