Arme-se contra os piolhos

Começou a temporada dos piolhos. (Pausa pra você ficar histérica). Com a chegada do frio e do inverno, é mais comum que nossos filhos passem mais tempo com a família e os amigos em lugares fechados, e é nesse momento que devemos redobrar a nossa atenção e, principalmente, colocar nossos óculos com lentes poderosas de aumento.

Mas o que é piolho mesmo?

Os piolhos são insetos muito pequenos que não voam e vivem no couro cabeludo. No caso de infestações mais severas, os piolhos também podem ser encontrados nas sobrancelhas e nos cílios. Eles vivem, mais ou menos, 30 dias em seres humanos.

E a lêndea?

As lêndeas são os ovos que são depositados pela fêmea do piolho. Os ovos podem viver por mais de duas semanas e ficam presos no fio do cabelo, perto da raiz.

Mito

Ter piolho não significa que a pessoa não tenha boa higiene, pois na verdade um piolho gosta mesmo é de couro cabeludo limpo. Também não tem absolutamente nada a ver com classes sociais mais baixas.

Como é que meu filho foi aparecer com piolho?

Os piolhos da cabeça são transmitidos facilmente, especialmente entre as crianças nas escolas e em aglomerações de pessoas. Você também pega piolho se:

  • tocar em roupas de cama ou toalhas de banho infestados
  • usar qualquer tipo de acessório na cabeça de alguém que tenha piolho (chapéus, arcos e presilhas)
  • usar escovas ou pentes de cabelo que estejam infestados

Como eu percebo se meu filho está com piolho?

A presença dos piolhos causa coceira intensa. Você também pode achar feridinhas vermelhas no couro cabeludo, pescoço e ombros. E por fim, pontos brancos bem pequeninos (lêndeas) na raiz do fio do cabelo. Como é muito difícil de enxergar, coloque luvas e utilize uma lente de aumento em um ambiente com bastante luz ou sol forte. Importante destacar que os piolhos da cabeça não transmitem doenças.

Procurando os piolhos

Separe o cabelo em mechas e vá procurando por piolhos em movimento ou lêndeas. Procure dessa forma em toda a cabeça. Observe com atenção a parte superior do pescoço e as orelhas, os locais mais comuns para encontrar ovos de piolhos. O tratamento para piolhos é recomendado mesmo se apenas um ovo for encontrado.

Catando piolho na marra

A maneira mais fácil de se livrar dos piolhos é ter paciência e sair catando piolho com pente fino. Tenha paciência, separe o cabelo todo em mechas e vá passando o pente fino. É eficaz, sobretudo para as lêndeas. Antes de realizar essa operação, esfregue azeite no cabelo ou passe o pente de metal em cera de abelha. Isso facilita a remoção das lêndeas. Dica: pente de metal é muito melhor que pente de plástico. O pente de metal é mais facilmente achado em pet shop ou mesmo na Internet.

Tratamentos com shampoo, loção ou remédios

Geralmente, as loções e os xampus que contêm permetrina 1% são os que funcionam melhor. Existem remédios de marcas conhecidas, mas telefone para o pediatra do seu filho, sobretudo se ele for alérgico, pois alguns medicamentos são bem fortes e não recomendados para crianças muito pequenas ou com problemas respiratórios.

Cuidados em casa

Lave roupa de cama, toalha de banho, fraldas e as roupas da criança em água quente. Ajuda a evitar a reinfestação e também que passe pros outros membros da família. Faça o mesmo com escovas de cabelos, presilhas, laços, chapéus e bonés.

Depois que você leu esse texto, faça uma pausa para respirar fundo e sair coçando o cabelo de agonia. Lembre-se que não só crianças que pegam piolhos, por isso cuidado.

 

Nunca catou um piolho antes? Tem mil videos no You Tube. Achei esse vídeo caseiro, mas que é bem objetivo.

 

 

 

Imagem destacada: San-drino

brinquedos que fazem comida de verdade
Postagem anterior
Brinquedos de criança que fazem comida de verdade
Próxima postagem
Histórias de elefantes

2 Comentários

  1. Fabiana
    15 de julho de 2014 at 17:14 — Responder

    Passa alfazema suissa no cabelo, especialmente na nuca e atrás das orelhas. Sempre ao ir para a escola e se tomar banho na escola, repetir após o banho.

    • Camila
      15 de julho de 2014 at 17:50 — Responder

      Fabiana, obrigada pela dica!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Arme-se contra os piolhos