Cápsula do tempo – Guardando tesouros

 

Não tenho um livro do bebê, roupas de saída da maternidade ou do batizado… Primeiro sapatinho? Pode esquecer. Infelizmente, minha mãe não guardou nada de época nenhuma da minha vida. As fotos também são poucas e para quem lê sem me conhecer, deve achar que já beiro os 60 anos de idade. Quem me dera, ao menos explicaria (um pouco) esse gap da minha história.

Seguindo o chavão de oferecer ao filho aquilo que não tivemos, peguei pesado nas tintas: livro do bebê com direito ao coto umbilical e a primeira mecha de cabelo; diário do primeiro ano de vida e mais um monte (mesmo) de recordações estão guardados em grandes caixas.

Ultimamente, vinha procurando uma maneira de “guardar” gracinhas e conquistas, para que meu filho pudesse lembrar, quando for adulto, como ele era, o que pensava e gostava. Daí veio a ideia de fazer uma cápsula do tempo.

Funciona assim: todos os anos, ou a cada 2 anos, você deve montar com o seu filho uma cápsula do tempo. Escolha uma boa caixa de papelão e coloque nela recortes do jornal com os principais acontecimentos, ingressos de cinema, alguns brinquedos e fotos.

Uma amiga, mãe de filhas mais velhas, sugeriu que eu fizesse um mini questionário e anotasse as respostas do meu filho a cada ano. Você pode pegar um envelope e imprimir o nome do seu filho, as perguntas e em qual data (ou idade) ele respondeu. As perguntas devem ser simples como: Qual seu brinquedo favorito? / Qual o seu melhor amigo? / O que você menos gosta de fazer? / O que você acha da mamãe? / E do papai? / O que te deixa feliz? / E triste? / Qual sua comida favorita? / O que é amor?

Ela me conta que se surpreende com a evolução das respostas a cada ano.

 

 

 

 

Postagem anterior
10 coisas maravilhosas que acontecem com a chegada de um filho em fatos
mães dos desenhos animados
Próxima postagem
Coitadas das mães dos desenhos animados

7 Comentários

  1. Rachel
    27 de agosto de 2013 at 12:42 — Responder

    patricia, minha mãe tb não guardou quase nada! só uns cartões de aniversário e lembrancinhas de escola que eu fiz pra ela. fotos da infância eu tenho um mini álbum. já me comprometi com a minha filha que chega em novembro a registrar os momentos mais importantes da vidinha dela! se quando for adulta quiser jogar no lixo, ok. terei feito a minha parte de registrar!

  2. 27 de agosto de 2013 at 13:13 — Responder

    Já havia lido sobre a cápsula do tempo quando eu estava grávida, mas havia esquecido dela! Vou fazer! Também não tenho lembranças da minha infância, somente poucas fotos, uma pena, mas minha filha já tem um trilhão de fotos e muitas, muitas coisas guardadas para lembrarmos sempre!

  3. Camila
    27 de agosto de 2013 at 13:52 — Responder

    Fiquei apaixonada. Ao contrário de você, tenho mil memórias da minha infância, até porque sou a filha mais velha. Então quando Victoria nasceu ela usou minhas roupas e dos meus irmãos na maternidade, uma das mantas prediletas dela, foi uma manta de quando eu era bebê. E ela foi um bebê bem vintage usando vestidos e batas da década de 1970. E, seguindo a tradição familiar, estou enchendo uma caixa com recordações mil. Do livro do bebê a fotos, laços de fitas, roupas e memórias. E espero que meus netos queiram usar as roupas de maternidade que foram minhas e dos meus irmãos. Carregue mesmo nas tintas. Não existe nada mais lindo e emocionante.

  4. 28 de agosto de 2013 at 21:13 — Responder

    Tenho coisas guardadas dos meus pequenos.
    Sempre que posso revejo.
    Abraço,
    Toninha

  5. 2 de setembro de 2013 at 17:11 — Responder

    Achei muito bacana sua ideia!

    Tinha visto um filme em que os estudantes tinham feito isso e tinham enterrado a cápsula e depois de alguns anos desenterraram…foi muito legal.

    Tenho coisas minhas guardadas pela minha mãe e sempre guardei como você tudo do meu filho, os desenhos e os primeiros rabiscos já digitalizei, mas ainda não tinha pensado em uma cápsula do tempo, achei legal que essa não precisamos enterrar rsrsrs.
    Então hoje ele esta com 6 anos e o gravei respondendo o questionário e daqui a três anos ele estará com 9 e gravaremos novamente…acho que vai ser bem legal esta história.
    Obrigada pela inspiração.
    Beijos

  6. Patricia Ferro
    2 de setembro de 2013 at 19:01 — Responder

    Oi Pat, minha tb fez a minha capsula do tempo, não só a minha, como a dos meus irmaos tb. A ideia é maravilhosa e até hj eu adoro abrir a caixinha com minhas roupinhas…Mamãe também fazia questionário com perguntas, esta é a parte que eu mais adoro….emocionante!!!!!
    belo post!
    bjs

    • Patricia
      5 de setembro de 2013 at 8:55 — Responder

      Você foi minha inspiração para esse post 🙂
      <3

      Beijos

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Cápsula do tempo – Guardando tesouros