Chupetas – Guia de compra

Antes de mais nada um alerta: Nossa intenção NÃO é incentivar o uso de chupetas, muito menos fazer propaganda de alguma marca. Queremos apenas orientar quem por acaso queira adotar seu uso.

A Chupeta é um artefato de silicone (ou látex) no formato de um mamilo pra lá de saltado, com o objetivo de dar prazer ao bebê por meio do seu estímulo primário de sucção, deixando assim, o mamilo real (de sua mãe) descansar por algumas horas. Ainda tida como grande vilã, seja do desmame precoce ou dos dentes de coelho, a chupeta vem conquistando aliados na classe médica. Alguns estudos recentes mostram que o uso de chupeta pode ajudar no desenvolvimento de músculos da mandíbula e, mais importante, reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI).

A Academia Americana de Pediatria (AAP), por exemplo, recomenda que os bebês de até 1 ano de idade façam uso de chupeta na hora de dormir para reduzir esse risco. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a maioria das maternidades segue as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde) e não oferecem ou recomendam as chupetas.

Diante desses possíveis benefícios, e da falta de maiores evidências de que o uso de chupeta pode interferir na amamentação ou danificar os dentes, decidimos desenvolver um guia para que você possa (se assim desejar) fazer uso correto da chupeta, diante de tanta marcas e modelos.

Quanto ao uso:

  • Recomenda-se esperar até que o bebê tenha 1 mês de idade antes de introduzir a chupeta, desse modo, tentamos garantir que a amamentação esteja firmemente estabelecida.
  • Você pode oferecer ao seu bebê uma chupeta na hora de dormir durante seu primeiro ano de vida.
  • O uso de chupeta em outras horas do dia não trará nenhum prejuízo à saúde do seu filho, mas lembre-se que 2 anos é a idade ideal para ele dar bye, bye para a chupeta.
  • Tente oferecer a chupeta por apenas dois ou três minutinhos. Quando o bebê estiver calmo, retire a chupeta.
  • Use com moderação.

 

Quanto ao material:

Silicone ou látex?

  • Chupetas de silicone duram mais que o látex e dificilmente causam alguma alergia.
  • As chupetas de silicone também são mais fáceis de higienizar, não pegam cheiro e não deformam quando submetidas ao calor.
  • Por outro lado, as chupetas de látex são bem mais macias.
  • Importante verificar se o bico está bem preso na base.

 

Tipo e tamanho:

Existem diversos tipos de bico, alguns lisos, outros com ranhuras e saliências. O formato dos bicos são poucos e bem clássicos:

pacifier_styles

  • O arredondado  é o mais antigo de todos, provavelmente era o que você usava quando bebê, e ainda é encontrado nos modelos de chupeta de látex. Esse modelo não é ortodôntico.
  • Ortodôntico angular
  • Ortodôntico plano

 

NOTA: Chupetas ortodônticas são chupetas desenvolvidas para não interferir no encaixe da mandíbula superior e inferior do seu bebê quando estão sendo sugadas.

 

O tamanho das chupetas é dividido por faixa etária. Não compre uma maior ou menor que a idade correspondente a idade atual do seu filho. Mude o tamanho de acordo com seu crescimento.

Os tamanhos:

tamanho chupetaBaby-Rubber-Pacifiers-Baby-Teether-Baby-Pacifier-Nipples-Baby-Products

Pode ser que você tenha que experimentar diferentes marcas e formas de bico até encontrar uma que seu bebê goste, por isso seja econômica na hora da compra.

Resista à tentação de comprar as chupetas porque são lindas ou diferentes. A chupeta precisa obedecer padrões de qualidade.

 

Limpeza e troca:

  • Antes de usar pela primeira vez é necessário que ela sejahigienizada e esterilizada;
  • Escolha modelos que tenham furos (ao menos 2) de ventilação na base;
  • Esterilizar as chupetas diariamente;
  • Caiu no chão, colocar para esterelizar;
  • Trocar sempre que notar desgaste, furos, rasgos ou manchas;
  • Manter as chupetas tampadas em local limpo.

 

Novidades:

  • Já existem modelos que fecham automaticamente quando caem.
  • Evite modelos que tenham peças presas ou penduradas (bichinhos, cristais); há perigo de que elas se soltem e possam causar engasgo.

 

Crédito de imagem título:  Robert S. Donovan

Crédito de imagem: Divulgação

Bronqueolite
Postagem anterior
O inverno está chegando, cuidado com a Bronqueolite
como organizar uma casa com crianças
Próxima postagem
Soluções para organizar uma casa com crianças

7 Comentários

  1. Bianca Amorim
    6 de junho de 2013 at 19:02 — Responder

    Patrícia, porque você afirma que não se pode usar a chupeta nem menor e nem maior do que a idade da criança? Pergunto pq meu filho tem 7 meses e ainda não mudei a chupeta, ainda não tive uma orientação de um odontopediatra a respeito. Tinha lido que manter a chupeta menor é melhor para a arcada dentária.

    • Patricia
      6 de junho de 2013 at 19:06 — Responder

      Oi Bianca,
      o esforço que a criança precisa fazer para manter uma chupeta menor ou maior na boca interfere na mordida. Os dentistas e pediatras indicam o uso de chupetas menores para crianças maiores como fator desestimulante e assim eles largam a chupeta mais rápido.

      • Bianca
        8 de junho de 2013 at 20:10 — Responder

        Obrigada Patricia! Comecei a troca hoje!!

        Bjos

        • Patricia
          10 de junho de 2013 at 11:57 — Responder

          Depois conta para a gente. Fique de olho que vamos falar sobre a hora de retirar a chupeta em breve. bjs

          • Bianca Amorim
            10 de junho de 2013 at 22:58

            Patricia, foi super tranquilo!!! Coloquei na boca dele, ele cuspiu umas 3 vezes, eu fiquei segurando por um tempo e logo ele se acostumou!!! Troca efetuada com sucesso! Obrigada pela ajuda!
            bjos

  2. Denize Vasconcellos
    18 de julho de 2013 at 4:37 — Responder

    Olá Patricia, você conhece uma chupeta que omita o bico da mãe, chamada Soothie da marca Avent? Ela não é ortodôntica correto? Mas se usada até 2 anos, ela ainda pode gerar algum risco de deformação da arcada? Grata,

    • Patricia
      18 de julho de 2013 at 9:44 — Responder

      Oi Denize,

      o que pesquisei mostra que até os 2 anos de idade não há alteração de arcada. 🙂

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Chupetas – Guia de compra