Como o bebê se alimenta dentro da barriga da mãe? Do que ele se alimenta. Desvendamos essa dúvida recorrente entre as grávidas para você.
Você já parou para pensar como o bebê se alimenta dentro da barriga da mãe? A nutrição do bebê ainda dentro do útero é de grande importância para seu crescimento e desenvolvimento adequado. A placenta captura os nutrientes do sangue da mãe e os transporta para o bebê. Ela conecta mãe e o bebê. Transfere comida da mãe, excretando os resíduos do bebê. Produz hormônios que sinalizam as necessidades do bebê, e ainda protege o bebê do sistema imunológico da mãe.
O paladar do seu bebê começa a se desenvolver em torno da 14 semana de gestação. Cientistas acreditam que o feto já pode ter um gostinho dos alimentos que suas mães ingerem através do líquido amniótico, isso porque eles estão imersos nesse fluido que é realmente aromatizado pelos alimentos e bebidas que a mãe comeu nas últimas horas. No último trimestre não será só o aroma, pois o bebê começa a ingerir boa quantidade desse líquido.
O futuro alimentar do seu filho em jogo
Então é melhor começar logo a se alimentar melhor se quiser que seu filho coma vegetais. Grávidas que comem uma grande variedade de alimentos podem “ajustar” as preferências alimentares dos seus pequenos para o resto da vida.
Esse fluido que envolve o bebê é realmente aromatizado pelos alimentos e bebidas que a mãe comeu nas últimas horas. E é essa memória de sabor que seu filho vai carregar com ele aqui do lado de fora. O que se acredita é que se seu filho tiver a memória do brócolis, será mais fácil para ele escolher esse alimento para comer no futuro.
Uma vez que as mães alimentam seus filhos com o que comem, nada mais simples do que aceitar essa forma como sendo a maneira que a natureza encontrou para introduzir alimentos e sabores que os bebês possam vir a encontrar em sua família e sua cultura. E explica como é possível que crianças francesas não virem o nariz e fechem a boca para os queijos fedidos e como as crianças indianas não saiam correndo quando se deparam com um prato de curry bem picante.
Atenção: Crianças fazem cara feia para alguns alimentos, mesmo que suas mães tenham comido toneladas delas durante a gravidez. Não podemos esquecer que desenvolvemos preferências e aversões pessoais.
Crédito de imagem: por djking