Mundo Ovo

Exercícios para o bebê

Com as recomendações atuais de que os bebês devem dormir de barriga para cima, muitos passam a não gostar de ficar de barriga para baixo. Entretanto, esse é um exercício muito importante para a vida do bebê e precisa fazer parte da sua rotina.

 É necessário que os pais exercitem os seus bebês colocando-os de barriga para baixo enquanto acordados e supervisionados por um maior tempo possível. Essa posição promove o desenvolvimento da musculatura do pescoço e do ombro e de outros músculos que o bebê precisa para rolar, sentar e engatinhar, prevenindo também o aparecimento de áreas planas na parte posterior de sua cabecinha. Quando o bebê fica na posição de barriga para baixo o seu campo visual é mais amplo e ele vê o mundo ao seu redor ao nível dos olhos. O estímulo visual se torna bem maior.

Quanto mais cedo se iniciar, melhor será a aceitação dessa posição, pois no início os bebês são mais adaptáveis a mudanças e com o tempo começam a oferecer mais resistência.

 Do nascimento até os 2 meses de idade:

 

 

 

De 3 a 5 meses de idade:

Nesse período os bebês apresentam mais força no pescoço, e quando de barriga para baixo podem sustentar o seu próprio tronco. Você pode continuar usando um suporte embaixo do tórax.

Brinque no chão com o seu filho usando brinquedos divertidos e criativos. Disponha os brinquedos ao redor do bebê e incentive que ele vire a cabeça para alcançar os brinquedos com as mãos (figura4).

 

De 6 a nove meses de idade:

Você pode brincar com o seu filho de avião segurando-o pelo quadril ou carregá-lo simulando o voo de um avião (figura5). 

Uma posição divertida e ótima brincadeira, é com você deitada no chão, colocar o seu bebê de bruços nas suas pernas e movimentá-las para cima e para baixo. 

Na hora da alimentação também exercitamos o pescoço. Introduza a colher em diferentes posições – centro, direita e esquerda – para incentivar que ele vire a cabeça.

 

Crédito de imagem título: dryfish

Crédito: fig1 Family O’Abé / fig2 deanj / fig3 cantaloupe99 / fig4 abbybatchelder / fi5 Matthew Routley