De repente chegou o mês de junho e me deu aquela vontade de fazer uma roupinha caipira diferente para minha filha de 6 anos, mas em um clima de reciclagem. Acontece que eu não sei usar máquina de costura, então comecei a pensar uma maneira rápida e simples, mas que desse um modelinho bonitinho.
Para essa transformação:
- 1 camisa de algodão velha
- retalhinhos de sianinha
- fita de cetim coloridas
- 40 cm de chita (com 1,30 de largura)
- fita métrica
- alfinetes
- agulha e linha
Fixei as tiras de sianinha para enfeitar a frente da blusa com alfinete e depois fiz o alinhavo. Na manga, coloquei dois lacinhos feitos de tirinhas de chita. A parte de cima já está praticamente pronta.
Para a saia, usei uma tira de 40cm de altura e usei toda a largura do tecido (mais ou menos 1,40m), desse jeito a saia vai ficar bem rodada e armadinha. Fiz uma bainha de 1cm fazendo um alinhavo bem feitinho e usando uma linha forte. Ao final, puxei devagar essa linha para fazer o franzido. Na altura da cintura, distribui o tecido de forma que, após franzido, ficasse na medida da criança.
Com a abertura do tecido para as costas, fiz um arremate com fita de seda para dar um laço. Pronto! Agora é só colocar uma chapéu de palha, umas pintinhas no rosto, trancinhas no cabelo e correr pra quadrilha!!
Para o meninos, a ideia é bem simples. Numa calça jeans, costure os pequenos retalhos de tecido espalhados. No pescoço usei uma bandana (minha) com nozinhos na frente. Um chapéu de cangaceiro, uma botinha e pronto. Basta fazer um bigode e correr pra festa!
E viva São João!