Grávida e exercícios: vencendo a preguiça

Eu engravidei com graves problemas de sobrepeso, mas ainda assim numa fase muito boa da minha vida, emagrecendo bastante e fazendo exercícios com regularidade. E acho que, mesmo não sendo nenhum modelo a ser seguido, fui a grávida mais comportada e que mais se mexeu de todas as minhas amigas.

Explico: como eu já havia engravidado obesa, mas seguindo o caminho de volta, a nutricionista adaptou a minha dieta e eu segui adiante, sem precisar daquele momento de ajuste em que você se descobre grávida, mas fica um tempo abestada até passar a comer demais e correr atrás do tempo perdido. Eu já estava nessa vibe, então foi relativamente simples. Apesar de eu já estar fazendo power hidroginástica, minha obstetra suspendeu os exercícios por alguns meses. Era verão escaldante, super excesso de peso, a idade… Não sei bem o que contou, mas acho que todos os fatores foram indicativos de que eu deveria dar um tempinho.

De qualquer forma eu estava determinada a ser uma grávida-modelo, então logo que ela me liberou, eu montei um esquema bacana para me manter saudável e dentro da linha. E funcionou muito bem, por isso recomendo que você converse com seus médicos sobre suas opções, mas mexa-se.

Aqui foi um combo completo. Durante seis meses eu fiz pilates, hidroginástica, acupuntura e drenagem linfática. Só posso contar a minha experiência, e esperar que você possa tirar algum beneficio deste post ou se inspirar em fazer alguma coisa.

Pilates – foi ótimo para me dar mais equilíbrio, para fazer um exercício que não fosse dentro da água, para me dar mais confiança nas mudanças no meu corpo. E eu fiquei com o maior barrigão e levei o Pilates até quase a última semana de gestação, com uma energia infinita. Pilates também é ótimo para fortalecer os músculos internos e preparar a mulher para o parto.

Hidroginástica – eu tava acostumada a fazer power hidro, que é uma versão mais pesada, que inclui spinning, cama elástica e nunca colocar o pé no fundo da piscina. Então quando eu passei a fazer hidroginástica simples, não tive nenhuma dificuldade. Pra mim era um momento muito relaxante, já que a água acalma mesmo. Também é uma delicia porque a água tira todo o peso de cima de você, então relaxa costas, peito, barriga, joelhos e pés. Não fiz hidro especifica para gestantes, pois perto da minha casa as academias tinham horários bizarros para quem que não trabalhava (4 da tarde) ou não dormia (7 da matina). Eu não só gostava de dormir até um pouco mais tarde, como trabalhava muito, então se tinha um exercício que não era bacana de fazer, o professor me orientava e eu fazia alguns exercícios diferentes do grupo.

Acupuntura – eu adoro essas agulhinhas! Faço acupuntura para a vida, para um equilíbrio total de corpo e mente. Mas na gravidez eu tive umas dores localizadas como lombar, ombro, pulso, etc. Parecia que minhas juntas estavam meio molengas e eu tinha umas dores bem agudas. Pois bem: isso tudo é normal, mas sentir dor pra que? E a acupuntura aliviou muito tudo isso.

Drenagem linfática – com uma tendência ridícula a reter líquido e com o extra sobrepeso em cima do meu pezinho 35 (já mencionei que eu tenho quase 1,70m pra esse micro pé?), quando eu chegava em casa tudo o que eu queria era colocar o corpo em cima da cama e os pés em cima de um travesseiro. Isso acontece com todo mundo, te juro. O que eu fiz? Comprei uma almofada triângulo, chamei uma fisioterapeuta em casa e quando eu chegava do trabalho 3x na semana, me deliciava com uma sessão de drenagem linfática. Com isso, consegui me livrar daquele inchaço incomodo até nas últimas semanas mais difíceis. No final, quando o rosto incha e o nariz fica uma batata, ela fazia drenagem no meu rosto e incomodava menos.

Não custa nada lembrar que você deve consultar o seu obstetra antes de começar qualquer exercício, mesmo que você seja malhadora profissional e faca boxe e spinning todos os dias da semana. Na gravidez tudo muda e você deve seguir aquilo que o seu médico falar, inclusive pra fazer drenagem e acupuntura.

Mas o ponto deste post é incentivar você leitora barriguda e vencer a preguiça e se mexer um pouco. Além de o seu corpo agradecer, a mente também precisa se desligar um pouco da ansiedade destes noves meses e não há nada melhor do que cuidar um pouco de você. Acredite em mim, depois que o neném nascer você vai sentir falta destes momentos só seus.

 

Crédito da imagem do post Grávida e exercícios: vencendo a preguiça: Jacrews7

Postagem anterior
Mundo Ovo transforma - Projeto mãe em forma
Próxima postagem
Como ser mulher

3 Comentários

  1. Laila chaves
    26 de junho de 2014 at 21:36 — Responder

    Muito bom
    Tenho 25 anos estou gravida do meu primeiro filho
    Nao tenho sobrepeso mas tenho escoliose e hiperlordose
    E o medico disse q minha escoliose esta muito avancada
    Estava fazendo pilates, mas, dei uma para por enguanto
    E assim q o medico liberar farei a hidroginastica
    Mas nunca tinha pensado na acupuntura e drenagem linfatica
    Vou conversar com o obstreta
    Gostei

  2. 30 de julho de 2014 at 1:30 — Responder

    Bota preguiça e sono né Camila kkkk
    Eu tenho muuuuita preguiça de malhar mais fico tentando ser uma grávida exemplar bem diferente da minha primeira gestação, estou fazendo Pilates pq já fazia antes de engravidar e acho ótimo, drenagem vou fazer a partir do sexto mês e acupuntura estou só ensaiando tbem pra começar pq tenho umas dores e já fazia acunputura e depois q engravidei não fui mais…. Adorei o post e me identifiquei muito

    Beijos
    Leni

    • Camila
      4 de agosto de 2014 at 15:25 — Responder

      Leni, que bom. Eu fui grávida exemplar, me cuidei muito e fiz Pilates atéeee o fim da gestação. Depois me descuidei muito e desde Novembro voltei a ser mãe exemplar, porque contratei uma Personal e agora me exercito pelo menos 4x na semana. Entrou no ritmo e não consigo viver sem. Boa sorte e se mexe! Qualquer coisa é melhor que ficar na inércia. Beijoca

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Grávida e exercícios: vencendo a preguiça