Há umas duas semanas uma querida amiga me pediu para replicar uma ideia que ela havia conferido na escola do seu filho Guilherme. Era um quadro no qual cada criança de maneira divertida, poderia expressar o seu humor naquele dia.
Quando eu vi o “medidor de humor” lembrei da minha experiência profissional, trabalhei com fisioterapia na ala pediátrica de um hospital. Nestas situações de internação se faz necessário, muitas vezes, avaliar a existência e intensidade da dor antes, durante e após alguns procedimentos. Para isso a medicina desenvolveu uma tabela com carinhas, as quais variam do rostinho feliz até o rostinho triste, num decrescente de felicidade e bem estar, determinado pelo posicionamento da boca. A razão da criação desta tabela de avaliação com figuras é por um motivo bem claro: a criança não é capaz de quantificar seus sentimentos de uma maneira verbal.
Voltando ao nosso “medidor de humor”… a mesma necessidade de tradução se aplica.
Você sabe, com certa propriedade responder:
- como o seu filho se sente hoje?
- como ele se sentiu após um acontecimento?
- como ele avalia uma atitude tomada por ele ou por outra pessoa?
Se ele é pequeno, muito provavelmente será muito difícil fazer-se entender através de palavras; a identificação das faces: feliz, indiferente ou triste (bravo), será com certeza muito mais fácil.
Para fazer o quadro de carinhos de humor:
- cartolina (preta, amarela, verde e vermelha)
- olhos impressos (PDF)
- caneta para desenhar a boca e nariz
- pregador de roupa
- cola
- fita para pendurar
Depois me conte se foi divertido saber um pouco mais sobre os sentimentos de seu filho!
Beijos e até o nosso próximo post…