Enquanto a gente aqui no Brasil engatinha no mundo das multimarcas virtuais pra crianças, a Europa já tem excelência no assunto. São inúmeras as lojas online especializadas no público infantil.
E não estamos falando de peças populares, não. Esses grandes magazines são, na esmagadora maioria das vezes, especializados em marcas de luxo. É até compreensível, pois grande parte das marcas de desejo não possui seu próprio e-commerce (alô, exclusividade!). Além disso, as linhas baby e kids não são encontradas em qualquer ponto de venda, o que aumenta a procura por esses produtos nas multimarcas.
Você deve estar se perguntando: mas e os EUA? Pois é, lá na terra do Obama, o comércio eletrônico é gigantesco, e, pelo simples fato de quase toda marca “que se preze” ter sua própria loja virtual, esses magazines online não são tão comuns quanto no Velho Mundo.
Voltando à vaca fria, a gente selecionou 5 e-commerces infantis europeus que são super badalados. Quem curte moda tem que conhecer.
Inglaterra
Childrensalon: antes de ser uma empresa virtual, o Childrensalon era uma loja em Royal Tunbridge Wells, especializada em vestidos e terninhos para crianças, tudo feito sob medida. A empresa soube se adaptar às mudanças das décadas, encontrar as melhores oportunidades e crescer. Hoje são 270 marcas, incluindo Burberry, Dior, Gucci, Fendi and Roberto Cavalli, além de outras menores, mas meticulosamente selecionadas pela sua qualidade ou design, e clientes em mais de 120 países – tudo isso no mundo virtual. A loja onde tudo começou ainda existe, mas com uma seleção bem menor de itens do que os disponíveis online.
AlexandAlexa.com: considerado o NET-A-PORTER para menores de 14 anos pelo jornal The Independent UK, o AlexandAlexa.com é concorrente direto do Childrensalon. Também comercializa marcas de luxo, como Chloé, Fendi and Dolce & Gabbana, mas abre espaço para marcas menos conhecidas mas igualmente supercool, inglesas ou estrangeiras, como, por exemplo, a francesa Finger in the Nose e a japonesa Muchacha (sim, japonesa). O diferencial MESMO é que eles são revendedores de marcas de esporte – como Nike, Puma, Canterbury e Under Armour – e têm uma seção só para brinquedos e presentes, incluindo Lego na lista das 200 marcas que vendem no total.
França
Little Fashion Gallery: talvez o e-commerce europeu mais conhecido internacionalmente, a Little Fashion Gallery nasceu em 2006, também focada no mercado de luxo, revendendo não somente as top marcas, mas também móveis, livros e brinquedos. Esse ano, a loja lançou sua própria coleção para crianças de 2 a 10 anos de idade, e já na primeira semana de comercialização se tornou a marca mais vendida do site. Reforçando sua característica de criadora de tendência, a empresa tem sua própria revista, a Little Fashion Book, e, pra fechar com chave de ouro, está lançando a Little Fashion News, uma revista interativa pra iPad.
Melijoe: com um conceito parecido com o da Little Fashion Gallery, Melijoe também se destaca pela vasta gama de super marcas no site, como Kenzo, Rykiel Enfant, Missoni e Chacharel, e por sua revista, a Le Magazine, que dá pra ser lida online – uma graça, tem até guia de viagem e seção celebridade.
Smallable: para crianças de 0 a 16 anos, a Smallable é mais descolada que suas parceiras francesas citadas acima, não só pelo fato de comercializar as marcas mais in do mundo infantil, como ADEN+ANAIS, Baker Made With Love, Bobo Choses, Kidscase e Zadig & Voltaire, mas também por oferecer uma boa variedade de brinquedos , livros, móveis e guias de atividades lúdicas e educativas. Fora isso, foi a vencedora do prêmio Junior Design Award 2013, da Junior Magazine, na categoria Melhor Online. Ah, como todo bom e-commerce francês, eles também têm uma revista :).
Vale conhecer cada site, tanto pra ver as fofurices e lindezuras que vendem-se por lá, como para ficar de olho no que vem por aí na moda infantil. E pra quem pode, boas compras! (lembrando que essa operação de alto risco pode danificar seriamente seu cartão de crédito).
Imagem destacada: Little Fashion Gallery