Na semana passada descarreguei aqui um pouco da minha revolta com boa parte dos restaurante que não pensam em oferecer um menu infantil saudável mais criativo e variado, mas depois da tempestade vem a bonança. Quem acha que criança brasileira só come arroz com feijão, carne e batata, vai ter que correr para não ficar no prejuízo. Os pais estão cada vez mais dispostos a sair com seus filhos para fazer uma boa refeição e os restaurantes precisam estar preparados para atender suas necessidades.
Na minha casa e em muitos outros lares, os pequenos são incentivados a comer de tudo um pouco. Provar não faz mal a ninguém. O yakissoba daqui tem vegetais sim senhor e o estrogonofe também já voltou à sua configuração original de ter champignon.
Sendo um pouco mais exigente do que a média dos pais, há algum tempo comecei minha busca por restaurantes que abrigassem a minha família – e por família digo que além de mim e do meu marido, temos um menino fofo de 2 anos de idade. Posso dizer que não é fácil encontrar menus infantis ou restaurantes que cobrem meia porção. Mais complicado ainda é encontrar o pessoal do salão (maitres, garçons e cumins) que saiba atender os pequenos. Não dá para manter a mesa impecável, com facas e taças postas. Qualquer mãe surta com esse fato.
Ao longo dessa busca, encontrei restaurantes sem o menor preparo para receber crianças. Ok, se o seu público não inclui família, tudo bem, ninguém é obrigado, mas se colocou um menu infantil, tem que ter um mínimo de preparo, nem que seja o sorriso do maitre em nos fazer acreditar que está feliz em receber a nossa família. Cadeirão ou booster, ou algumas almofadas para que o pequeno seja inserido na refeição.
O menu infantil deve ser pensado de forma que mantenha a identidade do menu principal do restaurante. As crianças vão continuar a ter em alguns a opção do bife com batata, mas se nós pais incentivarmos, eles poderão ir bem além.
Listo abaixo os restaurante cariocas onde tivemos ótimas surpresas e que sempre voltamos e recomendamos:
Crédito da imagem título: por eyeliam