Mundo Ovo

Os segredos para assar bolos perfeitos

Minha mãe era uma cozinheira de mão cheia, fazia doces maravilhosamente bem, mas assar bolos não era uma tarefa que ela executava com muita facilidade. Vez ou outra o bolo solava. 🙁 Esse terror também acontece aqui em casa, mas eu tenho certeza que a culpa é do forno desregulado.

Quem tem filhos pequenos em casa sabe como é útil dominar a arte de assar bolos perfeitos. Para voltar à ativa, busquei os conselhos da minha tia, ela sim uma boleira de mão cheia. Lembro até hoje dos diversos bolos decorados que ela fazia no meu aniversário. Hummm

Minha tia costuma dizer que o bolo é uma mistura, mas que para dar certo precisa de ordem. Cada adição tem sua função. Para bolos do tipo pão de ló, por exemplo, misturar bem a manteiga com o açúcar é o segredo para obter bolos molhadinhos e fofos. Os ovos devem ser colocados um a um na mistura. Bater o bolo demais é um erro comum, ela explica, que pode resultar em bolos solados.

Desse papo animado, veio a ideia de dividir com vocês os segredos da minha tia para um bolo perfeito.

Precisamos ter atenção a três itens em especial:

1. Ter os ingredientes corretos, em quantidade e qualidade;

2. Paciência. Assar bolos exige tempo e dedicação. O bolo não irá assar mais rápido se você ficar olhando para ele;

3. Um forno regulado.

 

Outras dicas úteis:

Erros mais comuns:

Bolo seco é sinal de pouca massa, forno muito quente ou o bolo assou por mais tempo do que deveria.

Bolo solado: pode ocorrer porque a temperatura do forno não estava tão quente, ou porque abrimos a porta do forno várias vezes para checar o progresso ou ainda porque a massa estava mais líquida do que deveria.

Bolo grudado na forma geralmente é causado pela pressa em querer já comer uma fatia. Espere o bolo esfriar ao menos 10 minutos antes de retirar da forma. Um outro motivo comum é não ter untado e polvilhado cada cantinho da forma.

Siga as instruções e depois conta aqui para a gente se deu certo.

 

Crédito: SanFranAnnie