A doença pneumocócica é causada pela bactéria Streptococus pneumoniae, também conhecida como pneumococo. Este tipo de bactéria pode causar pneumonia, infecção do sangue (bacteremia ou septicemia), otite média, sinusite e meningite.
Existem 90 tipos diferentes desta bactéria. O pneumococo é mais comumente encontrado na garganta e no nariz de crianças pequenas. É transmitida de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias. Após a transmissão, a maioria das bactérias não causa sintomas, pois em uma pessoa saudável seu sistema imune impede a infecção, retirando a bactéria da garganta e de outras partes do corpo. Mas se o sistema imune estiver enfraquecido a bactéria tem uma maior chance de migrar da garganta para outros órgãos, como pulmão, sangue, seios da face, ouvido médio e cérebro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 16 milhões de pessoas morrem por ano por doença pneumocócica, metade destas tem menos de 5 anos de idade e residem em países em desenvolvimento.
Existem dois tipos de doença pneumocócica:
- Não invasiva: A bactéria oriunda da nasofaringe (nariz e garganta) se espalha para o ouvido, causando otite média, para os seios da face causando sinusite ou para o pulmão ocasionando pneumonia.
- Invasiva: Quando ocorre a disseminação da bactéria no sangue e acometimento de órgãos nobres, como o cerébro ocasionando meningite.
Alguns grupos têm um maior risco de desenvolver esta doença e suas complicações: menores de 2 anos de idade, maiores de 65 anos de idade, portadores de doenças crônicas, imunodeficientes e tabagistas.
A vacinação é a única ferramenta para prevenir a doença pneumocócica. Não existe vacina que proteja contra todos os 90 tipos. Apenas 10% apresentam reação vacinal.
Os tipos de vacina existentes são:
- Conjugada Pneumo 10 (protege contra 10 sorotipos)
- Conjugada Pneumo 13 (protege contra 13 sorotipos)
- Polissacarídea (protege contra 23 sorotipos – indicada para maiores de 2 anos de idade e aplicada em situações especiais)