Por que decidi não usar o quadro de recompensas

Cada vez vejo mais quadros de recompensas pela internet, principalmente nos sites americanos. Você sabe o que é isso? Funciona assim, você estabelece metas ou tarefas para seu filho, anota no quadro, e cada vez que ele cumpre uma delas, ganha um adesivo (uma estrela dourada ou outro símbolo) em reconhecimento. Tudo fica ali devidamente anotado e exposto ao alcance da criança, para ela ver o progresso e resultado.

Por exemplo, você pode incluir no quadro ações tão diversas quanto arrumar a cama, ser carinhoso com a irmã, ligar para a avó às quintas. Cada vez que a criança cumpre um desses itens, recebe um adesivo ou carimbo de recompensa.

Educar é difícil pra caramba e quem sou eu pra dizer que isso é certo e aquilo é errado. Mas gostaria de, humildemente, dividir a minha decisão de não usar um calendário de recompensas aqui em casa.

Gosto da ideia de deixar claro quais são as tarefas que meu filho deve cumprir, e gosto também da parte de deixar visível uma agenda para organizar a rotina dele, mas eu encrenco com a parte da recompensa. Na minha opinião, ele não deve ser recompensado por cumprir uma tarefa. Acredito que a recompensa dele arrumar o quarto é ter um quarto mais arrumado; que a recompensa de ligar para avó é conversar com ela, criar um vínculo mais profundo, aprender a ouvir e a falar; e que tratar bem a irmã é a única opção dele e portanto não tem que ganhar um prêmio por isso.

Quando a gente premia uma tarefa que deve fazer parte da vida, o objetivo não é mais o benefício que cumprir aquela tarefa traz, mas passa a ser o ato de ganhar uma estrelinha dourada (ou agradar os pais). Dessa maneira, tudo entra no mesmo saco e ganha um só peso. Além disso, tenho medo que, a longo prazo, as estrelas douradas não o estimulem e ele não veja mais sentido em fazer coisas tão importantes e fundamentais.

Meu desafio como mãe é fazer ele ser educado e tratar os outros com respeito não porque ele vai ganhar uma recompensa por isso, mas porque isso traz muitas coisas boas. Que quando ele age assim, os outros retribuem e a vida fica mais fácil e bonita. E nesse movimento, ele sentirá o resultado que suas ações trazem e será estimulado a continuar a agir assim, não por prêmio, mas por uma motivação intrínseca, genuína.

Talvez seja o caminho mais difícil, mas foi o que eu escolhi. Claro que existem broncas e elogios no percurso, mas o que eu sempre estou tentando mostrar é que o jeito que ele age afeta a vida dele, e quem ganha ou perde com as atitudes é ele.

 

* Crédito da imagem para quem discorda de mim e quer comprar um quadro de recompensas: Learning from A to Z

Postagem anterior
Minha filha só come besteira: como reverter o quadro?
Próxima postagem
Disney de 1 a 3 anos. O melhor dos parques

9 Comentários

  1. Marília
    24 de setembro de 2013 at 15:40 — Responder

    Estou aqui na maior dúvida (mais uma vez) se faço ou não o tal quadro aqui em casa. Tenho uma de 3 e uma de cinco e as tarefas diárias estão sendo um desafio estressante… Concordo com o texto acima, o benefício da tarefa em si não deve ser apenas substituído pela estrelinha. Mas ao mesmo tempo, acho que é uma maneira simples de falar uma língua que eles entendem e pode ajudar a passar por uma fase difícil. Como existem estas fases estou acreditando que vou aderir por um tempo…

  2. Kathleen
    3 de outubro de 2013 at 22:31 — Responder

    Eu sou mãe de 3 filhos, sendo 1 menina e 2 meninos. Usei o quadro, mas eu mesma fiz o quadro de acordo com as minhas necessidades e dos meus filhos. Nào fiz com o objetivo de recompensar, mas quando eles não cumpriam algo importante, perdiam alguma atividade prazerosa de suas rotinas. Deu muito certo!

  3. Luciana
    29 de Janeiro de 2014 at 10:50 — Responder

    concordo demais

  4. 13 de junho de 2015 at 22:51 — Responder

    Falta um tempinho ainda pra começar a educar o Miguel dessa forma, já que ainda não tem nem três meses, mas eu gosto de já ir planejando como vou fazer.

    • Camila
      14 de junho de 2015 at 21:57 — Responder

      oi Lary e você pretende criar um quadro de recompensas? Conta pra gente.

  5. Márcia
    14 de junho de 2015 at 11:36 — Responder

    Mais um comentário que se foi antes de eu concluir e revisar. Dá uma conferida se há erro nestes envios.

  6. Inah Martins
    6 de Abril de 2016 at 15:49 — Responder

    Concordo com a sua filosofia e faço igual. Mas no desfralde tem funcionado muito bem e o resultado foi rápido. Acho que podemos não ser TOTALMENTE contra algo, só usar em certas ocasiões, que tal? Abraços, Inah
    mae da Alice de dois anos e 4 meses

  7. Caterine
    22 de Março de 2017 at 15:44 — Responder

    Eu também não gosto da ideia de recompensas. Estou pensando em fazer o quadro só das atividades que eles precisam fazer por uma questão de facilitar a rotina sem eu ter que ficar lembrando eles de tudo o que precisam fazer.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Por que decidi não usar o quadro de recompensas