Mundo Ovo

Ser mãe de menina é…


Apesar de achar que cada criança é única – sejam nos defeitos, qualidades, gostos ou tiradas espirituosas – venho percebendo que a rotina na casa de uma mãe de menina é bem parecida em muitos aspectos. Mesmo não estimulando o uso exclusivo do rosa – apresento panelinhas e carrinhos, Barbie e Star Wars -,  constato que a maioria das meninas acaba compartilhando dos mesmos hábitos e predileções. Seja você careta, moderna, desencanada ou militante de uma criação sem gêneros, você vai se deparar com algumas dessas situações:

1. Sua casa, invariavelmente, ficará infestada de presilhas, arcos, elásticos e grampinhos de cabelo. Serão inúmeras caixinhas abarrotadas e ainda assim elas vão brotar do chão. E debaixo das camas, entre as almofadas do sofá e espetado no teclado do seu computador.

2. Um dia você vai ver uma Barbie no quarto da sua filha. Não importa que você odeie a Barbie e jurou jamais comprar uma loura peituda dessas pra sua miudeza. Sua irmã (tia, amiga ou prima) vai te dar umas 15 Barbies que estavam jogadas num canto, todos os 600 acessórios e um castelo que é maior do que a sua filha. E ela vai amar. E você vai brincar de castelo da Barbie com ela.

3. Você chega toda semana do salão (ou sai do seu banheiro) com as unhas lindas e pintadas. E sua filha imediatamente pede: “mamãe pinta a minha unha? Eu quero igual a sua”. E pra sempre vocês serão gêmeas de esmaltes e escolherão juntas as cores da semana.

4. Você vai ao seu quarto e encontra a sua filha se maquiando e tentando passar rímel. Ela vira pra você com a cara toda borrada e, entre um beijo na bochecha rosada de blush e uma ponta de desespero pelo seu batom novo em folha, você vai ouvir: “tô bonita, mamãe?”.

5. O armário da sua lindeza vai ter MUITO mais vestidos do que ela vai conseguir usar em um ano. E toda vez que você for vesti-la será um verdadeiro desfile de modas. Porque ela estará SEMPRE impecavelmente vestida. Mesmo que seja de short, camiseta e chinelo de dedo.

6. Desde o dia em que sua filha nascer as pessoas vão perguntar quando você vai colocar um par de brincos na micro orelha do seu bebê recém-nascido.

7. Sua filha terá milhões de bonecas, ursinhos e bichinhos. Nenhum deles ficará intacto. Todos serão customizados com laçarotes. Todos viverão pelados em algum momento. E ela vai tentar passar seu gloss na boca da boneca. Todas elas terão nomes como: Maricota, Ninoca e Lili. E elas brincarão em paz com o Youga (Yoda), Garibaldo (Vila Sésamo) e o Caillou.

8. Sim você adora todas as cores do arco-íris. Você não fez enxoval em tons de rosa, sua filha usa todas as cores, do preto ao azul, passando pelo amarelo, verde, roxo e bem… Rosa. E um dia você vai ouvir: “não mamãe, essa não. Eu quero a camiseta rosa.” Pode chorar no meu ombro.

9. Sua filha vai te ajudar na cozinha. Vai abrir a geladeira, vai te ajudar a colocar a mesa. Vai prometer que consegue levar coisas de vidro pra mesa sem quebrar tudo. E enquanto você opera uma frigideira ela vai tentar colocar as panelinhas dela de plástico dentro do forno. Quente. E você vai comer muito ovo mexido imaginário e vai brincar de panelinhas e vai vê-la brincar de restaurante com as bonecas, se perguntando por que diabos os gêneros são tão estereotipados.

10. Ela vai sempre te amar. Ela vai sempre te idolatrar. Você será sempre a sua maior referência. E na hora H é você quem vai dar beijinho pra curar os joelhos ralados, os roxos nas canelas e os cortes na testa. Sim: meninas também são danadas e vivem machucadas. E você vai dizer: “filha, você tá parecendo um menino!”.

 

Imagem: mikebaird