Vacinar para a gripe não pegar

Começa no dia 15 próximo a campanha do Ministério da Saúde para vacinação contra a gripe.

A gripe ou influenza é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza que afeta humanos, alguns mamíferos e aves. Os sintomas da gripe em humanos foram descritos pela primeira há mais de 2.000 anos por Hipócrates e desde então, o vírus tem causado epidemias em todo o mundo.
A infecção é mais comum durante o inverno e infecta principalmente as vias aéreas e a garganta. O inicio dos sintomas aparece de 2 a 3 dias após a exposição ao vírus. A gripe é bastante contagiosa e se espalha rapidamente, não raro ver uma família inteira ficar doente ao mesmo tempo. Sua transmissão se dá pelas secreções respiratórias da pessoa contaminada expelidas pela tosse, espirros e contato com secreção nasal.

Conheça os sintomas:

  • Febre e calafrios (nas crianças a febre pode ser alta desde o seu início) que duram até 4 dias;
  • Tosse seca;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Dor muscular;
  • Coriza;
  • Lacrimejamento constante;
  • Obstrução nasal (nariz entupido);
  • Mal estar;
  • Diarréia em alguns casos.

A recuperação é completa na maioria dos casos em um período de uma semana. Crianças menores de 2 anos de idade podem demorar um pouco mais ou ainda desenvolver complicações como otite média e pneumonia. Sendo assim, é bom ficar atento caso não haja melhora significativa em até 5 dias, se a febre persistir por mais do que 4 dias, se há dor de ouvido, dificuldade da criança em respirar adequadamente, se a secreção nasal sair com sangue ou se os sintomas persistirem por mais de uma semana.

O médico do seu filho ou da família deve ser contatado desde o início para confirmar o diagnóstico e indicar qual a abordagem que deverá ser feita. A auto-medicação continua sendo um dos maiores vilões do nosso bem-estar.

Sobre a vacina contra a gripe:

A vacina tem que ser tomada anualmente.
O período ideal para se tomar a vacina é nos meses que antecedem o inverno. A proteção começa a “funcionar” cerca de dias semanas após a vacinação.
A vacina não é a causadora da gripe que aparece logo após você ter sido imunizado. Os resfriados são mais comuns e geralmente confundidos com os sintomas da gripe.
A vacina é segura e eficaz.
A prevenção da gripe é realizada através da vacinação para todos os maiores de 6 meses. Idade. O vírus está sempre sofrendo alterações, o que reforça ainda mais a necessidade da vacinação.
Menores de 9 anos de idade que irão tomar a vacina pela primeira vez terão que tomar duas doses com o intervalo de um mês.
Se você está grávida também precisa tomar a vacina para proteger você mesma e seu filho.
Vá ao posto de saúde mais próximo da sua casa e vacine toda a sua família.

Saiba mais http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/9975/162/saude-lanca-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe.html

Postagem anterior
Como garantir uma boa situação financeira para o seu filho no futuro?
Próxima postagem
S.O.S. Amamentação - Porque nem sempre é fácil

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Vacinar para a gripe não pegar