Você sabe como agir em caso de acidentes com os pequenos?

Há tempos venho tentando reciclar meu treinamento em primeiros socorros, pois morro de medo de precisar usar e não me sentir segura. Os Bombeiros geralmente oferecem o curso de primeiros socorros gratuitamente, mas é difícil conseguir se inscrever. Já tentei me matricular em curso para babás e fazer essa aula especifica, mas em todos eles eu ouvi que precisava fazer o curso todo. Comprei livros, assisti vídeos, mas ainda assim parece que não fui treinada o suficiente, e eu agradeço por cada não acontecimento. Agora vou tentar fazer o curso na Cruz Vermelha.

Listei nesse post os acidentes mais comuns que podem (toc, toc, toc) acontecer com crianças e o que fazer em cada um dos casos.

 

Bater a cabeça

O que observar? Importante saber se a criança desmaiou imediatamente após a batida. Outros sinais de que talvez seja necessário visitar um medico são vômitos, sono ou sonolência, dificuldade de caminhar, dor de cabeça forte e confusão mental.

O que fazer? Se a queda foi de cabeça, como num mergulho, o melhor é não mexer na criança e chamar o socorro, principalmente se há fraqueza nas pernas e braços. Se a batida foi contra uma parede, em uma brincadeira com amigos ou em uma queda, ligue para o médico e siga sua orientação. Talvez seja necessário, além de impedir que a criança durma, mantê-la sob observação

 

Sangramento nasal

O que observar? Principalmente agora no inverno e em climas secos, é comum o nariz sangrar quando se espirra. Verifique o que pode ter desencadeado e também há sangramento ou hematomas em alguma outra parte do corpo.

O que fazer? Coloque a criança sentada, com a cabeça pendendo um pouco para trás e use um lenço de papel como compressa na narina que está sangrando. Fique assim por pelo menos 5 minutos. Esse procedimento deve resolver. Caso continue sangrando, tente por mais 10 minutos. Se o sangramento não cessar, procure um médico.

 

Cortes

O que observar? Se o corte não for tão grande ou sério, deve-se limpar o local com água e sabão e pressionar para estancar o sangue. Depois de estancado, colocar uma atadura apropriada ao tamanho da ferida. Devemos considerar uma ferida ou corte mais sério quando não se consegue estancar o sangue mesmo depois de ter havido pressão por alguns minutos.

O que fazer? Continue pressionando o local da ferida usando preferencialmente um pano limpo e se dirija a um pronto socorro, pois talvez seja necessária a intervenção médica para dar pontos no local para permitir que a ferida feche e o sangramento cesse. Se você estiver sozinha, talvez seja melhor chamar um vizinho ou amigo para auxiliar; pegar um taxi também é uma boa alternativa, desse jeito você consegue acalmar a criança e manter a ferida pressionada.

 

Queimadura

O que observar? A pele do seu filho pode variar de muito vermelha ao preto (com pontos brancos).

O que fazer? Se a queimadura for do tipo elétrica ou a criança entrou em contato com chamas, assegure-se de que ela esteja consciente e respirando normalmente antes de cuidar da queimadura. A parte de pele queimada deve ser colocada sob água corrente ou gelada, não coloque gelo no local. Os remédios caseiros do tipo maisena, manteiga ou pasta de dente irão piorar a queimadura. Não deixe de ligar para o médico tão logo tenha feito esse primeiro atendimento para maiores instruções.

 

Intoxicação ou envenenamento

O que observar? Importante saber qual o tipo de envenenamento; produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos são os principais causadores de intoxicação.

O que fazer?

– Em caso de ingestão, tentar fazer com que ele cuspa o que foi engolido o mais rápido possível.

– No caso de intoxicação por contato, o ideal é que se banhe a área com bastante água corrente.

Em todos os casos, ligue imediatamente para o Disque Intoxicação: 0800-722-6001, eles saberão te orientar. O serviço funciona todos os dias, 24 horas. Não se esqueça de ligar também para o pediatra.

Como realizar reanimação cardíaca 

 

Para casos de engasgo e obstrução das vias aéreas

 

Em caso de convulsão

 

Tenha em algum lugar visível as seguintes informações:

– Todos os telefones do pediatra:

– Farmacinha de Primeiros Socorros:

  • Gaze
  • Algodão
  • Esparadrapo
  • Termômetro
  • Tesoura
  • Antitérmico
  • Antialérgico
  • Solução para higienizarão (consulte o pediatra sobre o uso de água oxigenada)

– Telefone do táxi

– Ambulância / SAMU

– Endereço do hospital mais próximo

 

A gente espera que você nunca precise usar essas técnicas.

 

Crédito de imagem: alm

Postagem anterior
Customizando roupas para crianças II
Próxima postagem
Fazendo acrobacias com o tempo materno

1 Comment

  1. 15 de agosto de 2013 at 11:26 — Responder

    Adorei as dicas.
    Cuidados com os pequenos é sempre bom saber mais.

    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Você sabe como agir em caso de acidentes com os pequenos?