Vocês podem estar achando que estou adiantada para a comemoração do dia do mestre e levantando antecipadamente a bandeira de valorização da categoria, mas não podemos deixar passar essa data importante em branco.
Os mestres não recebem esse título à toa.
Mestre – Professor
Aquele que é versado numa arte ou ciência: os mestres da língua.
Aquele que tem qualquer superioridade.
Posso dizer que minha família tem certa tradição na área: minha mãe era professora; minha tia foi uma grande pedagoga e durante décadas comandou com ternura e firmeza uma instituição de tradição no ensino público; minhas irmãs são professoras e diariamente se veem presas na rotina do ensinar, do planejar, do compromisso com as gerações e o pensar. Eu mesma fiz (não por livre e espontânea vontade) o que na minha época chamavam de ensino normal, não era o meu sonho, mas de uma forma ou de outra, mesmo depois de ter me tornado nutricionista lá estava eu dando aulas em faculdades e hoje cá estou escrevendo livros e dando aulas em uma sala de aula diferente, a cozinha.
Vendo meu filho crescer e habitar o espaço estudantil, ficou ainda mais claro que o professor é a primeira figura de referência fora da família, de autoridade, e isso é só o começo. A minha Tia Leila (sei que hoje ninguém mais chama de tia) é a Miss Carol dele, assim como você tem o nome da sua primeira professora na ponta da língua e essa lembrança guardada com carinho.
Aos mestres com carinho o meu sincero obrigada.
Aqui algumas sugestões de presentes para comemorar a data:
Crédito da imagem em destaque: Susana Fernandez