Aprenda a se comportar

Não são apenas as crianças que precisam aprender a se comportar. O mesmo se aplica aos pais. Pensa comigo: crianças aprendem pelo exemplo e se os pais não são pessoas bem-educadas, as crianças seguem os passos do mau hábito. Elas costumam replicar nosso comportamento, nosso modo de falar, o que (não) comemos e como tratamos as pessoas em nosso entorno. Por isso, se você quer crianças bem comportadas na sua vida, vai ter que dar o exemplo. Não ache que todo mau exemplo nosso é escancarado. De vez em quando são (maus) hábitos sutis que estão tão enraizados na gente, que nem percebemos mais.

Abaixo está uma série de comportamentos da maioria das pessoas que precisa ser modificado HOJE. Você vai ser uma pessoa mais feliz e você já sabe o que dizem por aí: família nenhuma fica bem, quando a mãe não está bem.

 

Saiba quem você é

Autoconhecimento é importante para o amadurecimento. Costumo dizer que toda mãe deveria fazer análise por um tempo para se conhecer melhor. É comum que a gente se perca nas necessidades dos nossos cônjuges, dos nossos filhos. Nos perdemos nos afazeres da casa, do emprego, da vida materna e na hora de ser mulher. Crianças precisam de pais maduros. Se conhecer é também se concentrar em lidar e resolver suas próprias inseguranças e imaturidades. Pais maduros são sim pais melhores.

Pare de reclamar

Sabe aquela criança chatinha que nunca está satisfeita com nada? Tem certeza de que você não é assim? Nossa geração está ficando conhecida como a geração do “mimimi”. Passamos o tempo todo reclamando que as coisas não estão acontecendo do jeito que a gente quer, enchendo nossas vidas com uma energia péssima. Nossos filhos absorvem tudo isso e passam a reclamar porque acham que faz parte da vida reclamar de tudo. Deixe o pessimismo de lado e seja mais otimista. Tudo de melhor acontece para pessoas otimistas.

Observe o seu tom de voz

Outro dia Victoria estava no quarto e eu falei alto da sala: “Vamos embora moleca que a gente vai se atrasar pra escola”. Eu estava só falando de um jeito engraçado, embora estivesse falando alto, afinal ela estava em outro cômodo. Logo vem ela chorando: “Mamãe para de brigar comigo, eu só estava escolhendo minha novidade”. Pedi desculpas, beijei, expliquei o que tinha acontecido. E passei a notar que, muitas vezes, meu tom de voz assusta ela um pouco. Eu falo alto e não sou uma pessoa doce e de fala mansa (embora não seja rude, grosseira etc.). E estou tentando me controlar para ser diferente, pois já percebi que ela, aos poucos, está copiando o meu comportamento e o tom de voz já está mais assertivo do que deveria, aos quatro anos.

Seja educada e cordial

Não dar bom-dia no elevador, não falar com seu porteiro e nem cumprimentar o caixa do supermercado é falta de educação. Seja educado e simpático com todos. Cordialidade é essencial para viver bem em sociedade. Depois, quando seu filho pisar no pé da velhinha na fila da padaria e não pedir desculpas ou quando ele virar a cara para a sua amiga que o presenteou, você vai ficar triste e se perguntar de onde está vindo esse comportamento grosseiro ou vai se lembrar desse post e no quanto a sua própria educação está deixando a desejar?

Faça as pazes com você. Tenha autoestima

Passar o tempo inteiro se colocando para baixo também não é legal. No final de semana passado eu falei uma coisa feia sobre mim mesma, sem nem pensar e uma amiga psicóloga me chamou a atenção. “Fala alguma coisa boa sobre você agora!” A nutricionista Carol Morais é outra que diz que sempre que uma pessoa vai nos elogiar a gente se esconde atrás de uma falsa humildade. “Seu cabelo está lindo”, ao que respondemos: “Que nada! Nem tive tempo de pentear, hoje.” Quando um simples obrigada já tava ótimo. Se você passa o tempo inteiro bradando aos quatro ventos que você está velha, gorda, cansada e com olheiras, seus filhos vão passar a te olhar exatamente dessa forma. E mais: não vão conseguir se apreciar, pois não aprenderam nada sobre isso. Se ame. Ensine seus filhos a se amarem.

Deixe a preguiça de lado

Se você passa os finais de semana deitada na cama, vendo televisão e comendo porcarias, seus filhos farão o mesmo. Se você resolver pegar o carro para almoçar a 3 quarteirões da sua casa, não vai poder reclamar quando seus filhos não quiserem andar nem 100 metros no futuro. Uma vida ativa é saudável pra todo mundo. De preferência curtam em família esses pequenos prazeres da vida ao ar livre, seja caminhando na rua de um lugar ao outro, passeando no calçadão ou correndo na pracinha.

 

 

Imagem destacada: BJ Bird

comidas e guloseimas anos 80
Postagem anterior
21 comidas e guolseimas que você encontrava no mercado na sua infância
Transformando copos de festa
Próxima postagem
Faça você mesma: transformando copos de festa

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Aprenda a se comportar