Segurança das crianças: Por que casacos e cadeirinhas de carro não combinam

Pode ser que Victoria não coloque um casaco mais recheado neste inverno, afinal, cariocas continuam indo à praia mesmo no mês de julho. Mas basta a gente viajar para lugares mais frios que a coisa muda de figura e os casacos pesados começam a fazer parte do nosso guarda-roupa e dos nossos filhos. E assim, esse post sobre segurança das crianças se torna indispensável.

 

Mas por que casacos e cadeirinhas de carro não combinam?

Li esse post no site do Today Show há mais de seis meses e fiquei surpresa, porque como boa carioca jamais havia prestado atenção nisso. O fato é que não pode haver nada entre o corpo da criança e o cinto de segurança (seja o cinto de segurança do carro ou o cinto da cadeirinha). “Qualquer coisa entre a criança e as tiras do cinto de segurança pode ser comprimido; é como ter espaço extra. Em caso de acidente o corpo da criança vai automaticamente para frente e para trás e isso representa um sério risco de segurança”, disse o Dr. Benjamin Hoffman, diretor médico do Centro Tom Sargent de Segurança, no Doernbecher Children’s Hospital em Portland, Oregon.

Sendo assim, a primeira regra – durante a época de frio – é que as crianças sentem em suas cadeirinhas usando apenas um suéter ou camiseta de manga longa. Ele afirma que “Os assentos de carro são projetados para serem bem fixados ao veículo e a criança presa firmemente ao assento do carro,” explica o Dr. Hoffman. “Qualquer coisa que interfere nesse processo aumenta o risco de lesão.”

 

Como saber se o seu filho está seguro?

Para saber se o cinto da cadeirinha está firme o suficiente faça o “teste do dedo”: entre o cinto e o corpo da criança não pode haver mais do que dois dedos de espaço.

 

Mas como fazer? A criança fica com frio dentro do carro?

De jeito nenhum. Depois que a criança estiver presa na cadeirinha, coloque as mangas do casaco na criança, como se fosse fechá-lo por trás. Para crianças bem pequenas, o ideal é colocar uma mantinha. E usar o sistema de aquecimento do carro.

 

Eu estou com pressa e vou ali bem pertinho!

Saiba que metade dos acidentes no Brasil ocorrem a menos de 10km da residência do motorista e quase todos nos caminhos habituais. (Dados do portal Trânsito BR). Por isso se organize pra sair mais cedo e não deixe a pressa interferir na segurança do seu filho.

 

Imagem: Safe Kids Worldwide

Postagem anterior
Período sabático em família viajando ao redor do mundo
fase-dos-por-ques
Próxima postagem
A tal fase dos porquês (por quê?)

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Segurança das crianças: Por que casacos e cadeirinhas de carro não combinam