Cuidados de beleza na gravidez

A gravidez é um momento ímpar em nossas vidas. Tudo muda, a começar pelo nosso corpo. Barriga e seios obviamente crescem, mas a pele também precisa de uma atenção extra. Se você já não era muito chegada aos rituais de beleza, saiba que tratar da pele, cabelo e unhas vai ser de grande importância nesse turbilhão hormonal que começou a acontecer. Esses cuidados de beleza na gravidez vão lhe poupar um bocado de aborrecimentos. A dica mais importante de todas é não começar qualquer tratamento de pele por indicação de amigos ou porque leu em revistas ou até mesmo nesse artigo. Veja com seu obstetra e/ou dermatologista quais os produtos certos para você.

De uma maneira geral, é comum que apareçam espinhas no rosto, manchas (cloasma gravídico) ou ainda que sua pele do corpo fique mais seca, o que propicia o aparecimento das terríveis estrias. Cabelos podem ficar lindos ou quebradiços, e segundo crendices, vai depender se você espera um menino ou uma menina. Minha mãe dizia que grávidas de meninas (ela teve 3) tinham sua beleza e viço roubados da mãe. Pobre de nós. Para ter uma gravidez saudável e ficar ainda mais linda, sua rotina de cuidados deve incluir:

 

  1. Limpar a pele: Escolha um sabonete ou loção que remova a sua maquiagem (especialmente na área dos olhos), e que seja gentil com a sua pele. Não há necessidade de esfregar ou esfoliar. De 2 a 3 lavagens por dia serão o suficiente para deixar sua pele sempre limpa.
  1. Esfoliação: Dermatologistas analisam cada caso, mas o agente é sempre físico. Pequenas esferas (presentes em sabonetes ou cremes) geram atrito com a pele e promovem a remoção das células mortas. Eu fazia 2x na semana e no banho 🙂
  1. Hidratação: Beber líquidos é a hidratação de dentro para fora e a mais eficiente. Mas a pele precisa de viço. Pele bem cuidada minimiza o aparecimento de estrias e também de rugas. Hidratar face e corpo sempre. Por mais que você diga que sua pele do rosto é oleosa, isso não significa que não precisa de hidratação, há hidratantes para cada tipo de pele.
  1. Proteção Solar: Sempre! Mesmo em dias nublados. Escolher um protetor solar livre de benzoatos e com FPS de no mínimo 30 e proteção contra raios UVA e UVB. O hidratante facial que eu uso já possue FPS, então era menos um item na rotina.

 

men-moist-different-1
http://www.thinkstock.com/

Tudo o que você come ou aplica em seu corpo pode potencialmente passar pela corrente sanguínea e chegar até o seu bebê. Quão mais poderosa a promessa do produto, maiores são as chances de não serem completamente seguros para o seu bebê. Existe uma quantidade bem grande de ingredientes considerados potencialmente prejudiciais e que os médicos mais conservadores estão preferindo retirar da cartilha de beleza das grávidas.

Muitas mulheres não são informadas de que devem escolher produtos com ingredientes mais seguros durante a gravidez. Vai depender muito do médico, eu sei. Mas por aqui nossa preocupação é fornecer o máximo de informação relevante para que você converse com seu médico. Melhor prevenir, não é mesmo?

 

 

Abaixo uma lista de ingredientes que você não deve usar, para te orientar enquanto você não conversa com o seu médico:

  • Retinóides – cremes antienvelhecimento
  • Fitalatos – Produtos com perfume muito ativo (escolha produtos sem aroma), spray de cabelo
  • Parabeno – Conservante de cosméticos em geral
  • Tolueno – esmaltes
  • Ácido salicílico – Clareadores de pele
  • Formaldeído – Cremes e tratamentos para alisar os cabelos, máscaras de cabelo
  • Oxybenzone – Protetores solares
O que não dar para uma criança de presente de Natal
Postagem anterior
O que não dar para uma criança de presente de Natal
hábitos de consumo que mudaram com a chegada de um filho
Próxima postagem
10 hábitos de consumo que mudaram com a chegada de um filho

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Cuidados de beleza na gravidez