Mundo Ovo

Desfralde noturno de meninos em 10 passos


Diferentemente das meninas, meninos não se importam (na maioria das vezes) de ter uns pingos de xixi na cueca e fazem de tudo para adiar a ida ao banheiro. Há algum tempo eu contei a minha saga do desfralde do Adam e agora divido com vocês o que aprendi sobre o desfralde noturno.

Muita gente me aconselhou a fazer o desfralde noturno ao mesmo tempo do desfralde do dia, o que eu desconsiderei de cara dado o meu histórico (maiores detalhes aqui) – ia ter que comprar um colchão novo em menos de um mês com certeza. Abaixo descrevo como foi que eu fiz.

  1. Tenha certeza (90% ao menos) de que o seu filho já está atento às necessidades fisiológicas, pedindo para ir ao banheiro;
  2. Nada de acidentes molhados após o cochilo do dia é um ótimo sinal;
  3. Diminua quantidade de líquidos que ele ingere antes de dormir;
  4. Monitore por alguns dias como a fralda “acorda”, se muito molhada, médio ou seca, e vá ajustando líquidos;
  5. Quando a fralda estiver mais para seca, converse com o seu filho. Aqui em casa, ele me surpreendeu e quis tirar a fralda mesmo eu não estando segura de que ele seria capaz de avisar que precisaria fazer xixi no meio da noite;
  6. Compre alguns pijamas novos (de menino grande);
  7. É necessário que durante o desfralde noturno você leve o seu filho para fazer xixi antes de ele ir dormir;
  8. Leve o seu filho para fazer xixi antes de você dormir (se você é como eu e dorme tarde);
  9. Se na hora em que você dorme, seu filho vai ao banheiro mas não faz xixi, passe a perguntar se ele precisa fazer xixi. Se a resposta for negativa, marque um horário no despertador que seja metade do número de horas dormida – ou seja: se ele dorme às 20h e acorda às 6h, você deve ir ao quarto dele e colocá-lo para fazer xixi  1h da madruga.
  10.  Não fique triste ou brigue com o seu filho se o xixi escapar. Em dias frios ou quando ele vai à natação, acidentes já são previsíveis, mas como ele não quer – e eu não incentivo à volta a fralda – um bom protetor de colchão ajuda.

 

Se nenhuma dessas dicas funcionar, não se preocupe, é sinal de que não chegou a hora ainda. Algumas crianças fazem xixi durante a noite até os 6 anos de idade, e muitos pediatras consideram normal.

 

Crédito da imagem em destaque: Rob