Antes de saber o que precisa ser feito em casos de diarreia infantil, é preciso que se determine o que é a diarreia e quais os motivos que levaram seu filho a ser acometido por ela. Há algum tempo escrevi por aqui um texto que ajuda até hoje a saber identificar se há algo errado com as fezes do bebê, cores e texturas, está tudo no post “O que é que tem no coco do neném”.
“Coco mole é diarreia?” ” Meu filho fez coco 3 vezes no dia. Será diarreia ?” A diarreia aguda e não causada por nenhuma doença tem sua evolução e tratamento que costumam ser resolvidas pelo próprio organismo, mas não podemos bobear, o número de atendimento decorrentes de diarreia em emergências em todo o Brasil é de quase 20% e a intervenção precoce e adequada é de grande valia.
Causas
De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) as causas mais comuns de diarreia infantil são:
- Alimentar: intolerâncias alimentares , alergia à proteína do leite de vaca e/ou soja.
- Infecciosa: cerca de 74% das diarreia são causadas por vírus, 20% por bactérias e 6% por parasitas causadas pelas bactérias – Salmonella, Yersinia, Escherichia coli. – e vírus – sendo o Rotavírus o mais frequente causador.
- Medicamentosa: uso de antibióticos e também o de laxantes.
Diagnóstico
Para confirmação do diagnóstico se faz necessário apenas o relato do ocorrido. Os exames são solicitados apenas se a diarreia for persistente.
Sinais e sintomas
- Diarreia comum: caracteriza-se normalmente por provocar apenas fezes soltas e aguadas;
- Diarreia infecciosa: além das fezes moles e em maior frequência de evacuação, pode haver também febre, perda de energia e de apetite.
Tratamento
O tratamento da diarreia infantil consiste em repor as perdas de líquidos decorrentes da inúmeras evacuações no dia. Crianças desidratam muito facilmente ainda mais agora no calor.
Abaixo as recomendações do Dr. João Maurício Scarpellini Campos, pediatra.
Hidratação oral
- leite materno
- soro caseiro – misture 1 colher de café de sal e 1 colher de sopa de açúcar em 1 litro de água mineral, água filtrada ou água fervida (mas já fria) . Ofereça essa mistura durante o dia inteiro em pequenas colheradas.
- água de coco;
- suco de maçã;
- pedialyte
A alimentação
O que a criança não deverá consumir:
- leite de vaca e derivados;
- alimentos ricos em fibras;
- doces;
- alimentos gordurosos.
O que a criança pode e deve consumir:
- caldo de carne, frango ou legumes caseiro (você encontra a receita aqui);
- sopa de legumes ou canja de galinha;
- arroz branco, macarrão;
- legumes como: batata, cenoura, chuchu;
- carnes cozidas ou grelhadas;
- frutas: banana e maçã de preferência cozidos;
- probióticos.
Crédito da imagem em destaque: Kletr