Amigas e leitoras queridas, chegou o momento que eu mais temia: o desfralde noturno. Quem me acompanha aqui sabe que acordar Vicky de madrugada para fazer xixi é coisa que me dá arrepio e calafrios. Suei muito a minha malha de Mulher Maravilha para fazer essa criatura dormir a noite toda e mexer com o time que está ganhando é a última coisa da minha lista de prioridades. Eu durmo, gente. Oito horas por noite. Quando não durmo a culpa é toda minha e das minhas neuroses, então bem-feito pra mim. Mas ela tá ali do meu lado chapada no maior grau dos sonos pesados da humanidade e eu vou mexer nisso.
A verdade é que ela já está pronta há um tempo e eu é que estou adiando em prol de noites lindas e confortáveis. Mas ela completou 3 anos e 8 meses e eu preciso deixar de ser sem-vergonha.
Como eu identifiquei que ela estava pronta?
- Ela passou a pedir para dormir de calcinha
- Passou a reclamar que já era grande e não queria usar mais fraldas
- Fiz um teste por uma semana: deixava dormir de calcinha (ela dorme tipo 21h); perto de meia-noite levava a cria capotada pra fazer xixi no vaso (um xixi comprido); colocava a pequena ainda capotada (ela não acorda, amigos!) de volta na cama, colocava a fralda e de manhã essa fralda amanhecia seca ou com um xixi.
Como estou me preparando para ser menos sofrido?
- Regulando mais a água. Depois que ela chega em casa da escola (as 19h), ela deve beber tranquilamente uns 600 ml de água até dormir. Não nego a água, mas passei a diminuir o copo pela metade. Ela não percebeu.
- Regulando a mamadeira da noite. Além da água, meu pequeno camelo ainda bebe uma mamadeira cheia de leite, que é o que embala ela pra apagar. Mas essa mamadeira não é fome, e sim hábito, já que ela come super bem até a hora de dormir.
Retirando a mamadeira noturna
Essa mamadeira da noite é difícil de tirar. E aqui em casa não está sendo diferente. Comecei com um bate-papo, dizendo que ela era grande, que não precisava mais tomar leite, que os amigos já não tomavam mais. Quando ela insiste eu digo que ela já comeu bastante, está com barrigão e é para ela ir dormindo que eu dou mais tarde. De vez em quando não funciona e aí eu dou a mamadeira. Mas ao invés de 260 ml, passei a dar 150 ml.
Lista de compras
- Mais forros para a cama (a dela e a minha)
- Lençol plástico (você compra em lojas para terceira idade ou produtos médicos)
- Forro/Lençol descartável
Porque a paranoia? Aqui em casa ela ainda dorme muito comigo, que não estou a fim de dormir em cama com xixi. O colchão dela é novo, espetacular e foi caro. E, por fim, aqui não bate sol, vai ser a maior função do universo fazer esses colchões não ficarem com cheiro. Prefiro não arriscar e, se desse, eu embalava a vácuo!
Etapas do desfralde noturno light
O desfralde diurno da Vicky foi feito devagar e sempre. E com muito pouco drama. Hoje ela já está desfraldada de dia há quase um ano e ninguém sofreu. E eu quero seguir a mesma linha no desfralde noturno.
- Mãe precavida vale por duas e vou me munir de todos os artifícios disponíveis no mercado para que nossos colchões suportem o xixi comprido de miss Vicky;
- Dorme de calcinha (21h), levo pra fazer xixi no vaso (23h30m), coloco a fralda e dormimos bem;
- Levo pra fazer xixi às 23h30m e deixo de calcinha à noite toda pra ver que horas, mais ou menos, ela precisa fazer xixi novamente, ou seja: vou ver que horas ela vai fazer xixi na cama pra ver que xixi é esse que ainda é necessário;
- Passo a acordar uma vez na madrugada pra ver se dominamos esse xixi;
- Vou conversando com ela para que não faça xixi na cama, mas ao invés disso, peça para ir ao banheiro, se precisar.
E por enquanto é isso. Quando eu chegar mais pra frente do experimento, compartilho se consegui seguir nessa linha e/ou quais ajustes fiz no meio do percurso. Um dia, pelo que me disseram, acaba.
Boa sorte pra mim e pra quem está se preparando pra passar por isso. Quem tiver conselhos e palavras amigas, deixe nos comentários, por favor.
Imagem destacada: Savannah Lewis