A influência das cores no quarto do bebê

Você sabia que cor do quarto do bebê pode influenciar o seu sono, apetite, o quanto ele chora e até mesmo seu ritmo cardíaco? Muita gente não acredita no poder das cores, mas não são poucas as cadeias de fast food que escolhem o vermelho e amarelo para suas lojas e logos. O motivo? Estimulam a fome e a ansiedade.

Alguns estudos sobre cromoterapia mostram que as cores podem exercer efeitos sobre o humor de uma pessoa. O assunto desperta ainda mais interesse quando falamos de bebês e crianças. Para quem não sabe, a cromoterapia têm sido utilizada ao longo dos séculos para promover a saúde, cuidar de doenças do corpo e da alma usando o padrão de vibração de cada cor para a cura. A teoria é que a luz é a energia, e o fenômeno da cor é um produto da interação dessa energia com a matéria, sendo o olho humano sensível à essa radiação eletromagnética (luz),e as frequências emanadas pelas cores seriam nossos “remédios”.

As cores se comportam basicamente de três maneiras: elas podem ser ativas, passivas ou neutras. Nada impede que você combine uma gama de cores para obter melhores resultados, ou até mesmo para não ficar “presa” no conceito dos poderes das cores e acabar não atendendo o seu gosto. Então, se você está na dúvida sobre qual cor escolher para pintar o quarto do seu bebê, leia atentamente as nossas dicas antes de comprar a lata de tinta ou encomendar o papel de parede.

 

Amarelo

Tal como o sol, a cor amarela é cheia de vida e energia. É uma cor que reflete muita luz e pode cansar um pouco os olhos sensíveis dos pequenos. Crianças tímidas se beneficiam do amarelo por aumentar sua quantidade de energia, mas energia demais pode deixá-los mais propensos a sentimentos como frustração, favorecendo ataques de raiva e manha. Bebês choram mais e têm mais dificuldade em pegar no sono em ambientes predominantemente dessa cor.

O equilíbrio – Quanto mais forte o tom de amarelo, maior a energia contida no ambiente. Procure adicionar tons terrosos e neutros e diminuir a quantidade da cor do amarelo mais vibrantes em alguns tons. Já ia me esquecendo, cientistas atestam que tons mais pálidos de amarelo ajudam na concentração.

amarelo_cromoterapia

 

Azul

A cor azul é associada, tal qual o branco, a ser uma cor que traz paz e calma, o que é verdade. Em adultos a vibração dessa cor em tons mais claros é capaz até de diminuir a pressão arterial e fazer com que se sintam mais relaxados. No entanto, alguns tons de azul mais escuros podem ter um efeito oposto. Tenha em mente que: tons claros de azul são capazes de acalmar os bebês mais chorosos, mas que o azul escuro evoca sentimentos de tristeza e melancolia. Cuidado mamães, vamos dar um xô para a depressão pós-parto e o “baby blues”.

O equilíbrio – Tons claros de azul trazem o frio, e em quartos que recebem pouca luz natural é ideal que se adicione alguma cor que aqueça o ambiente, como tons de rosa e amarelo.

azul_cromoterapia

 

Branco

A cor da limpeza, da paz e calmaria. Em quartos de bebê é a cor que acusa facilmente quando tem algo sujo. Se você precisa ampliar o ambiente essa deve ser a cor de escolha. Mas que fique bem claro que branco não deve ser a cor predominante de quarto de bebê porque é uma cor que não exerce qualquer tipo de estímulo.

O equilíbrio – O ideal é que se tenha objetos como quadros, móbiles, roupa de cama e tapetes que tragam estímulos das mais diversas cores, algo que a cor branca não oferece.

branca_cromoterapia

 

Laranja

Resultado da mistura do vermelho com o amarelo, o laranja é uma cor para se evitar ter como predominante em quartos de bebê. Dizem que sua influência pode deixar os bebês manhosos, chorões e mau humorados. Coloque apenas um cantinho laranja, com a mesinha de brinquedos para quando ele for maior, assim ele irá brincar com bastante vontade e entusiasmo.

O equilíbrio – Escolha objetos de decoração ou brinquedos nessa cor para estimular o brincar. Um tapete laranja também estimula bastante o rolar e engatinhar.

laranja_cromoterapia

 

Rosa

Cor escolhida por 8 de cada 10 pais de meninas, o rosa é a cor do amor e poucas sã0 as pessoas que não associam o rosa “bebê” como uma cor de calma e aconchego. Sendo uma mistura de vermelho e branco, acaba sendo também uma mistura do que o que essas cores representam. Quanto mais do pigmento vermelho o rosa tiver, maior a influência dessa cor no ambiente e no bebê. Rosa forte causa agitação e irritabilidade.

O equilíbrio – Paredes claras e detalhes em tons de rosa mais escuro vão proporcionar calma e movimento na dose certa.

rosa_cromoterapia

 

Roxo: Lavanda e lilás são os tons de roxo mais escolhidos. Roxo é a cor do conforto, da realeza, da criatividade e da segurança. Os tons de roxo oferecem a mesma alma que a cor azul, sem o risco do seu bebê sentir frio.

O equilíbrio – Inserir tons de azul, vermelho e amarelo para trazer mais movimento ao ambiente.

roxa_cromoterapia

 

Verde

A cor verde é a cor que está no meio do espectro de cores, não sendo nem quente nem fria, considerada a cor do equilíbrio. Usando os diversos tons de verde criamos automaticamente uma sensação de harmonia. Sendo o verde a combinação da alegria do amarelo e a calma do azul, o verde é a cor mais neutra em termos de temperatura – nem refresca, nem esquenta. Pesquisas já demonstram também que o verde pode melhorar a capacidade de leitura por estimular a concentração e cognição, é a cor que traz estabilidade, segurança e conforto.

O equilíbrio – Tons de azul em objetos dispostos no quarto oferecem calma e tranquilidade. A cortina bem colorida aquece o ambiente.

verde_cromoterapia

 

Vermelho

Embora o vermelho seja uma cor que concentra grande energia, é a cor sólida que mais estimula a criança quando “oferecida” na dose certa. Tons mais escuros de vermelho, podem causar irritabilidade e isso é tudo o que não precisamos nesse comecinho de maternidade.

O equilíbrio – A cor vermelha deve ser utilizada em móbiles acima do berço, em brinquedos pelo chão para estimular seu bebê. Uma lâmpada vermelha acesa no canto do quarto aquece o ambiente.

vermelho_cromoterapia

Postagem anterior
Depressão pós parto: um olhar sobre a mãe
Próxima postagem
A maternidade e as perdas que experimentei
Voltar
COMPARTILHAR

A influência das cores no quarto do bebê