Depois de alguns anos escrevendo no Mundo Ovo sobre maternidade, fiquei impressionada com a quantidade de coisas que eu NÃO fiz durante a minha gravidez. Meu pré-natal foi todo certinho, coisa e tal, mas na parte de registros e comemorações, fui um fracasso. Não tirei aquela foto clássica na mesma posição, com a mesma roupa, mês a mês; não fiz um book grávida com roupa combinando; nem uma festa para revelar o sexo do bebê para a família…
Para que você, amiga grávida, não cometa o mesmo erro, resolvi fazer uma linha do tempo listando todos os eventos, fotos e modismos que uma grávida pode (e deve) fazer durante os noves meses.
1. Filmar a reação da família durante o anúncio da gravidez
O momento em que a mãe se descobre grávida costuma ser mais íntimo. A maioria das mulheres prefere aguardar o fim do três primeiros meses ou pelo menos o resultado da primeira ultra antes de sair espalhando as boas novas por aí. Seja quando for, esse é um momento especial que merece ser registrado. O vídeo abaixo mostra a reação de um homem ao saber que seria avô. Se a gente já chora sem conhecer ninguém, imagina vendo alguém da nossa família?
Veja outras reações incríveis ao anúncio da gravidez registradas em vídeo:
2. Registrar a gravidez mês a mês em fotos ou em vídeo
As mudanças no corpo durante a gravidez são incríveis e acompanhar a barriga crescendo dia após dia é mágico. Por mais que você se sinta por vezes indisposta, um dia você vai acabar sentindo saudade da barriga. Uma maneira bacana de registrar esse momento é fazendo ensaios fotográficos para acompanhar o crescimento da barriga mês a mês. A internet está cheia de exemplos criativos maravilhosos.
Essa se empolgou a registrou a gravidez semana a semana:
Ou esse vídeo em stop motion:
Tem que se programar desde o início para não deixar de registrar nenhum mês!
3. Fazer um Chá menino ou menina?
Festa para anunciar o sexo do bebê Só descobri que existiam festas para revelar o sexo do bebê fazendo pesquisa para o Mundo Ovo, e, confesso que achei divertido. Geralmente funciona assim: os futuros pais mandam o envelope com o resultado do exame lacrado para uma boleira que vai colocar um recheio azul ou rosa no bolo de acordo com o sexo. Quando todos estiverem reunidos, o casal parte o bolo e, tcharam!, todos descobrem ao mesmo tempo.
(Vi essa imagem aqui, ó!)
4. Fazer um Book da gravidez
O ideal é fazer lá pelo sétimo mês de gravidez, entre a 30ª e a 32ª semana, quando você ainda não está tão cansada ou inchada. Tem ensaios fotográficos para todos os bolsos e gostos. Já escrevemos uma matéria com dicas para você fazer o seu book de gravidez, você leu?
Vimos essa foto aqui.
5. Organizar o Chá de bebê
O chá de bebê deve acontecer no mínimo de 6 a 8 semanas antes do nascimento. O ideal e que alguém te ajude a organizar tudo porque você já vai estar meio cansada nessa altura do campeonato. Lista de presentes ou chá de fraldas? Quem convidar? Todas as respostas para suas perguntas no nosso completíssimo dossiê chá de bebê.
6. Filmar ou fotografar o parto
É o fim da gravidez, mas o começo de tudo. Preciso explicar os motivos ou falar mais? <3
Veja quais as fotos que você não pode esquecer de tirar ainda na maternidade.
7. Fazer um Ensaio Newborn
É um ensaio feito com o recém-nascido nos primeiros quinze dias de vida. Veja alguns exemplos:
*Crédito da imagem em destaque do texto Todas as festas e fotos que uma gravidez merece: fincher69