Meu filho finalmente desfraldou

E agora eu posso finalmente vir contar essa vitória. Tal qual uma grávida, aguardei estar tudo certo para poder dividir essa felicidade. Vai que eu conto e o encanto se desfaz? Meu filho finalmente desfraldou. Sim, sucesso na operação desfralde com pompa e circunstância.

Como vocês acompanharam , o desfralde se iniciou quando ele tinha um pouco mais de dois anos de idade por sugestão da escolinha que ele frequentava na época. Nesse meio tempo, foram muitas cuecas e shorts molhados, chão alagado e uma mãe descabelada. Parei todo o processo por conta de uma cirurgia que ele faria e pela mudança de escola, decidi que não era hora para insistir.

Cirurgia feita e adaptado na escola, meu filho mostrou os primeiros sinais de que não queria mais usar a fralda. Seja porque ele amadureceu ou porque foi incentivado a ser mais independente, o fato é que do tirar a fralda ao ir ao banheiro sozinho com direito a balançar o pinto quando acabava o xixi, se passaram apenas duas semanas. As fraldas da hora do cochilo estão sempre sequinhas e agora só falta concluir o desfralde noturno – e posso dizer que estamos quase lá.

De tudo isso, eu pude aprender que os pequenos têm que fazer algum movimento, precisam acenar para a mudança e então ajudamos guiando-os nesse processo. Dos meses que tentei, mesmo sabendo que meu filho não estava pronto, aos dias de glória, o que mudou mesmo foi o comportamento dele, não o meu. Portanto, fica aqui o meu conselho de não apressar o que não precisa ser apressado. Eu conhecia meu filho mas mesmo assim cedi ao apelo de que o desfralde deve ser iniciado após os dois anos de idade.

Por isso um conselho, observe o seu filho, veja se ele está pronto, e poupe sua beleza de ter que passar dias e mais dias lavando cuecas e calcinhas e limpando o chão.

Postagem anterior
Festa Pintando o 7
Próxima postagem
Como proteger seu filho dos raios solares

10 Comentários

  1. Sandra
    8 de Janeiro de 2014 at 8:49 — Responder

    Que bom q vc conseguiu. Eu ainda estou no dilema do desfralde. Nicolas está com 2 anos e 6 meses,ja percebo que ele sabe a hora do xixi mais se recusa ir ao banheiro ou qq lugar indicado para esse fim. Com isso continua fazendo na cueca ou short.

    • Patricia
      8 de Janeiro de 2014 at 12:16 — Responder

      Oi Sandra,
      Pois é, bem comum. Dá uma olhada nos textos que escrevi sobre o assunto, talvez te ajude.

      Boa sorte.

  2. Juliana
    8 de Janeiro de 2014 at 11:50 — Responder

    Para os pequenos, o processo de controlar o xixi é natural e mais cedo ou mais tarde ele vem. Quem sabe não ele que “finalmente desfraldou”, mas tu que, finalmente, atendeu o tempo dele? Por isso, meus parabéns são pra ti, que aprendeu que precisamos respeitar o tempo e os sinais dos nossos pequenos, e não da profe da escolinha. Tenho certeza que foi um grande passo e daqui em diante tu saberás guiá-lo e orientá-lo no tempo certo. Viva!

    • Patricia
      8 de Janeiro de 2014 at 12:17 — Responder

      Oi Juliana,

      Obrigada por suas palavras.
      Viva!

  3. Simone
    8 de Janeiro de 2014 at 14:37 — Responder

    Essa pressão da sociedade de todos terem que fazer tudo no mesmo tempo é bobagem… Cada criança tem seu tempo, isso depende de muitos fatores! Parabéns por saber reconhecer o tempo dele. As vezes o problema maior está nos pais e nesse tipo de cobrança para desfraldar (pq dá trabalho, gasta um dinheirão…), mas temos que ter compreensão e paciência! Os transtornos serão temporários, mas os benefícios de fazer dessa fase algo bem resolvido, serão pra vida toda! Hehehehehehehehe

  4. Bianca
    8 de Janeiro de 2014 at 20:56 — Responder

    Oi Patricia, la em casa o problema esta no coco, veja so. (eca!) O xixi super controlado, mas o numero 2…nao fica sentado no penico nem que a vaca tussa. E ao mesmo tempo nao quer ficar de fraldas. Nao e facil!!!

  5. Carol
    4 de Fevereiro de 2014 at 17:13 — Responder

    Minha filha desfraldou com 2 anos e 3 meses. Com 2 anos a escola me alertou e eu preferi esperar um pouco mais. nesse meio tempo conversava muito com ela sobre como iria ser, se ela queria ser grande, se queria fazer xixi como a mamãe, na privada, ela foi aos poucos assimilando a ideia, e qdo começamos ela já sabia o que era aquilo. No final, o xixi só vazou no primeiro dia, e o cocô duas vezes! Ouvir o tempo da criança é muito importante mesmo.

    • Patricia
      4 de Fevereiro de 2014 at 21:00 — Responder

      Carol,
      Sabe uma coisa que já percebi, é que cada criança tem seu tempo mesmo, mas que as meninas saem na frente sempre.

  6. Carolina
    3 de setembro de 2015 at 11:14 — Responder

    Oi, Patricia, desculpe a pergunta, mas que tipo de cirurgia seu filhote teve que fazer? Minha filha terá provavelmente que fazer uma retirada de amígdalas e adenoide e estou muito apreensiva. Quantos anos ele tem? Um beijo, adoro o blog!

    • Patricia
      3 de setembro de 2015 at 13:39 — Responder

      Oi Carolina,

      o Adam fez uma cirurgia de fitose com correção aos 2 anos e 8 meses. 🙂
      Fique tranquila, confie no médico que escolheu e tudo ficará bem. O coração aperta sim, mas a gente sabe que se não fosse realmente necessário não teríamos tomado tal decisão. Confie.

      beijos e que tudo dê certo.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Meu filho finalmente desfraldou