Visitas que ajudam ao invés de atrapalhar

A Camila já escreveu um super manual de etiqueta de visitas ao recém-nascido, daqueles que devem ser enviados como quem não quer nada para o e-mail de parentes e amigos. Ela deixou bem claro todas as gafes que devem ser evitadas e o que não deve ser feito. Mas a verdade, é que existem tantas coisas que podem e devem ser feitas pelas visitas durante os primeiros meses de vida do bebê, que resolvemos fazer uma lista do que pode realmente ajudar uma mãe de recém-nascido – muito além dos presentinhos e elogios, viu?

1. A mãe não quer fazer sala, mas precisa muito conversar, principalmente com amigas que estão passando ou passaram por essa fase. Se esse for seu caso, prontifique-se a ouvir, a trocar experiências e confortar a nova mãe, que provavelmente ainda está um pouco insegura. As frases “aconteceu a mesma coisa comigo” ou “também fiquei assim” fazem maravilhas pela auto-estima materna.

2. A mãe pode até ter quem ajude com o bebê, mas ela também precisará de cuidados e atenção. É tanta novidade que acontece da mulher mal conseguir se alimentar direito. Mas, para poder amamentar e aguentar o tranco, é necessário manter uma dieta saudável e regular. Ajudar com essa parte é um gesto enorme de carinho: que tal fazer compras de supermercado ou encher o  freezer da amiga de comida congelada feita especialmente para ela? Uma amiga nossa que mora nos Estados Unidos, longe da família, contou que as amigas se revezaram levando comida no primeiro mês e que a ajuda foi valiosíssima. 

3. A casa costuma ficar uma bagunça nesse período. Se você for íntima, ajudar a limpar a louça, dar uma ajeitadinha na sala e até lavar uma roupinha ou outra, acredite que esse gesto pode ter mais valor do que dar um sapatinho para o bebê. 

4. Se você não for tão íntima e gostou da ideia de ajudar, mande uma cesta de café da manhã para a família. Os pais ficam tão assoberbados com os cuidados do bebê, que vão curtir um café da manhã charmoso e gostoso a dois – nem que ele tenha que ser apreciado em 15 minutos ou interrompido por uma mamada. 

5. Se a casa estiver cheia de visitas e você for íntima, ajude no papel de anfitriã-assistente: sirva alguma bebida ou biscoitinhos, indique onde está o gel para higienizar as mãos e traga uma fraldinha para ser colocada em cima da roupa da rua, caso a visita decida pegar o bebê. Muitas mãe fazem questão desses cuidados, mas ficam sem graça, sem saber como falar. Faça esse papel!

6. Respeite a mãe, o jeito dela cuidar do filho, seus desejos e limites. Uma visita que ajuda apenas do seu jeito, criticando a mãe e dizendo como tudo deve ser feito o tempo todo, por mais que faça várias coisas da lista acima, acaba atrapalhando (e muito), além de deixar a nova mãe insegura e estressada. Se você for a sogra, dê a sua nora algum crédito, afinal, você também já foi mãe de primeira viagem e sabe como ela está se sentindo.

 

*Crédito da imagem:  deanj

Postagem anterior
10 coisas que seu bebê de até 1 ano vai fazer com você
Próxima postagem
Festa de aniversário: Corações <3

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Visitas que ajudam ao invés de atrapalhar