10 dicas para acalmar o recém-nascido

Bebês choram. E eles têm todo o direito de chorar, afinal acabaram de chegar a este mundo estranho e inóspito e ainda estão pegando as manhas do que é nascer, se desenvolver e, principalmente, se comunicar.

No início, é difícil de entender se ele está com cólica, fome, sono ou simplesmente irritado e precisando de um carinho. Por um segundo, você se arrepende de não ter comprado um aparelho que identifica o motivo do choro do bebê (não gaste dinheiro com bobagens), mas logo, logo, os sinais vão ficando mais reconhecíveis e os pais, mais sagazes na arte de antecipar os desejos ou desconfortos do bebê.

Aqui no Mundo Ovo, tudo o que a gente quer é facilitar a sua vida, por isso damos 10 dicas para acalmar o seu recém-nascido e assim garantir que ele se sinta confortável e você menos angustiada. (E de cara estou eliminando a dupla de ouro: amamentar e trocar a fralda)

1. Ruído branco

Dentro de você não é exatamente silencioso. O bebê ouve as batidas do seu coração, os fluidos do seu corpo e até mesmo o seu estômago roncando. Eles estão acostumados com um barulhinho, de vez em quando um barulhão. Por isso um “ruído branco” é legal. Por que é constante. O vídeo (no final deste post) te dá uma versão bem calmante de ruído branco (estou usando em casa para me ajudar com a insônia durante a noite e concentração durante o dia), mas existem outras formas: ar-condicionado ligado (dos mais barulhentos); aspirador de pó e o som de “ssshhhssshhh” que você faz na hora de niná-lo.

2. Aliviar os gases

Gases são incômodos e doloridos. E bebês podem engolir ar enquanto mamam, sobretudo os que fazem uso de mamadeira. Por isso é importante, após a mamada (ou mesmo durante), colocá-los para arrotar. Mas se, ainda assim, ele sofrer de gases, experimente deitá-lo nos seus joelhos e esfregar suavemente suas costas ou fazer o movimento de bicicleta com as pernocas do bebê enquanto ele está deitado de costas.

3. E se for cólica?

É chato. É chatíssimo. Mas leia aqui tudo o que já escrevemos sobre cólica e cólica e alimentação da mãe.

4. Em constante movimento

Antes de nascer, o bebê estava em constante movimento. Não só por que o ambiente dele era aquoso, mas por que ele estava ali, se movimentando com você. Por isso, essa coisa de ficar parado pode ser um pouco angustiante para o seu filhotinho. E aqui tenho algumas dicas:

– Com o bebê no colo ou no Sling, fique andando com ele pela casa ou se movimentando de um lado para o outro sem sair do lugar. Se fizer “ssshhhssshhh” no ouvidinho enquanto se movimenta, ele vai se apaixonar ainda mais por você.

– Cansou? A coluna pediu socorro? Quer parar um minutinho pra tomar um banho ou comer? Uma cadeirinha que vibra ajuda muito nessa hora. Se você conseguir descolar balanço com sons de chuva ou da floresta, ainda melhor. Se você acha tudo isso caro (e é), uma dica é comprar usado nos brechós maternos com pelo menos 50% de desconto.

– Ainda assim, na ausência de uma cadeira que vibra ou um balanço, serve uma volta no quarteirão dentro do carrinho ou mesmo no carro ou até mesmo colocar o bebê conforto em cima da máquina de lavar roupa.

Observação importante: NUNCA deixe seu bebê sozinho vibrando em uma cadeira, menos ainda em cima da máquina de lavar roupa. Eu entendo que você está super precisada de um banho, mas carregue o bebê com você para o banheiro, coloque a cadeirinha no chão e tome banho de olhos abertos. Vai se acostumando: nunca mais haverá privacidade no banheiro.

5. Outro ser humano

Uma hora você fica esgotada. Não tem jeito. É assim com todo mundo. E justamente naquele dia que você está à beira de um ataque de nervos é, claro, o dia em que o filhotinho está choroso e não existe motivo aparente. Sabe o que fazer? Peça para outra pessoa dar colo. O marido, a mãe, a amiga. No desespero, saia de casa e vá na casa do conhecido mais próximo. Um colo menos desesperado, de vez em quando, é tudo o que ele precisa para se acalmar.

6. O poder do confinamento e da pele com pele

– Já falamos sobre swaddle aqui no site. Apesar de controverso, ajuda muito a manter bebês calminhos. Minha filhota detestou com todas as forças. Mas conheço quem não viva sem. Por isso não desconsidere.

– Outra boa dica é “se vestir com o seu bebê”, usando um Sling. O estilo mamãe canguru não é moda, mas uma maneira segura e usada por diversas culturas para manter o bebê sempre aconchegado, podendo amamentar em livre demanda e dormindo no quentinho, escurinho e ouvindo as batidas do coração da mãe.

– Por fim, uma dica especial, e eu fiz muito isso com minha filhota, é o que eu chamo de “técnica do sapo”. Deixe o bebê só de fraldinha e você sem camisa. Deite o bebê feito um sapinho em cima de você e se cubra com uma manta confortável. O contato pele com pele é delicioso e de quebra ainda ajudou nas crises de cólica dela.

Nada funciona, e agora?

7. Vai dar uma voltinha na rua. Um cenário diferente pode ajudar a acalmar o chororô

8. Shantala: muitos bebês se acalmam com essa massagem calmante

9. Apague a luz e desligue a TV. De repente, ele está se sentindo muito estimulado

10. Cheque a temperatura da casa. Pode estar muito quente ou muito frio. Observe ainda se as roupas que ele está usando estão adequadas para o clima da casa.

Ruído branco

 

Imagem destacada: Shutterstock Alexey Losevich

vida de mãe
Postagem anterior
A mãe e o celular
Lembrancinhas para o dia dos professores
Próxima postagem
Lembrancinhas para o dia dos professores

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 dicas para acalmar o recém-nascido