crédito: Pinterest
1. Mães que conversam com seus bebês (mesmo durante a gravidez) estimulam o uso da linguagem desde a mais tenra idade. Narre o seu dia, fale sobre o que está fazendo naquele momento, explique seus movimentos, conte histórias. Ele se apaixonará pelas palavras desde a barriga.
crédito: shutterstock lumen-digital
2. Não espere a hora de dormir para ler. Que tal ler ao acordar? Ou após o almoço?
crédito: shutterstock Kokulina
3. Mostre para o seu filho que você também lê. Sentem ou deitem juntos para momentos calmos de leitura em família
crédito: shutterstock dreamerve
4. Crie um cantinho da leitura. Um lugar charmoso para uma atividade deliciosa e seu filho não vai querer saber de outra coisa.
crédito: shutterstock Sunny studio
5. Crianças precisam ter acesso aos livros. Por isso nada de prateleiras altas. Os livros devem ficar no campo de visão da criança. Caso seja difícil instalar uma estante perto do chão, que tal cestas?
crédito: shutterstock KonstantinChristian
6. Compre livros apropriados para a idade. Bebezinhos de até 2 anos se envolvem mais com livros de pano ou cartonados, pois é mais fácil de manusear. Pré-leitores de 3 a 6 anos curtem mais livros com letra bastão, especiais para eles que já estão reconhecendo as letras e imagens que não sejam muito rebuscadas.
crédito: shutterstock Serhiy Kobyakov
7. Não basta ser mãe, é preciso ser performática. Na hora de ler faça um certo teatro, com impostação de voz, barulhos e vozes. Eles vivem pra isso.
crédito: shutterstock xavier gallego morell
8. Ensine o seu filho a ler para os próprios bonecos e bichinhos da mesma forma que você faz com ele. Mesmo que ele não saiba ler as letras, já sabe interpretar as imagens e aguça a capacidade de fantasiar.
crédito: shutterstock EpicStockMedia
9. Compre livros com temas que ele adore: desfralde, chupeta, números, animais, atividades artísticas. Tente não focar muito em personagens da televisão e mais em literatura.
crédito: shutterstock Katya Shut
10. Frequente lançamentos de livros com a presença de autores, ilustradores, feiras de livros, livrarias, oficinas baseadas em livros. Livro é entretenimento.
Imagem destacada: shutterstock conrado
Sem Comentários