Mundo Ovo

10 maneiras de estimular seu bebê de até três meses


Bebês são pequenas e fofas esponjinhas que aprendem e reagem a cada toque, olhar ou carinho. Para que seu bebê se desenvolva saudavelmente não precisa de nada especial, menos ainda de televisão ou aparelhos eletrônicos. Tudo o que ele precisa é conviver bem de pertinho com você e aproveitar a sua voz, os seus beijinhos, massagem e toque. Aproveite essas dicas simples para viver momentos de total ternura com seu filhotinho.

 

1) Contato visual – Aproveite quando o bebê está acordado e olhe para ele. Eles reconhecem rostos desde cedo e cada vez que vocês trocarem olhares ele estará desenvolvendo sua memória.

2) Movimentos faciais – Levantar a sobrancelha, fazer uma careta, mostrar a língua. Recém-nascidos já conseguem imitar movimentos faciais simples, um sinal de que ele já consegue resolver problemas.

3) Enxergar o próprio reflexo – Deixe o bebê se olhar no espelho. No início ele não vai se reconhecer, mas vai adorar fazer gracinhas para esse “amigo”.

4) Fale bastante – Converse, conte histórias, conte seu dia em detalhes. No início vai parecer que você está falando sozinha, mas aos poucos ele vai entender o ritmo da conversa e vai “responder” nas suas pausas. Essa é uma linda forma de interação.

5) Antecipe suas ações – Quando você vai alimentá-lo, trocar fraldas, colocá-lo para dormir ou fazer algo como acender a luz ou fazer algum barulho, avise antecipadamente. Você estará ensinando causa e efeito.

6) Cosquinha – Outra maneira de antecipar eventos é cosquinha. Cosquinhas nos pés ou no seu corpo todo bem de levinho ensina, sobretudo, o bebê a dar risada e a desenvolver senso de humor.

7) Cante – Não precisa gastar rios de dinheiro naqueles cds e dvds de estímulo aos bebês. Tudo o que ele precisa é de você. Cante bastante para ele: músicas conhecidas, músicas inventadas. Sua voz é tudo o que ele anseia nesse momento.

8) Surpresa! – Um carinho inesperado na barriga ou um sopro de leve no rosto ou braços é um carinho que surpreende. Quando você estabelece um padrão de sopros ou beijinhos, logo ele passa a antecipar e a reagir à brincadeira.

9) Esconde-esconde – Quando você coloca as mãos no rosto na clássica brincadeira “Cadê mamãe? Achou!”, mais do que arrancar sorrisos, o bebê aprende que as coisas somem, mas depois reaparecem.

10) Não faça nada – Mães acham que cada segundo dia precisa trazer um novo estímulo ao bebê e isso não é verdade. Passe vários períodos durante o dia simplesmente deitada ao lado do bebê, onde se sentir mais confortável, e observe as reações. Deixe o bebê fazer o primeiro movimento ou contato. Ou simplesmente descansem lado a lado aproveitando a melhor companhia do mundo.

 

Imagem destacada: Shutterstock maxriesgo