O Dia do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto. Folclore, que vem do inglês folk (povo) e lore (conhecimento), é a tradição cultural de um povo, onde costumes, lendas, crenças e festas populares são transmitidos de geração em geração.
Músicas, histórias e personagens, brincadeiras, adivinhações, comidas típicas, trajes e artes são apenas algumas das coisas que podem ter origem folclórica. E aqui apresentamos cinco livros que ajudam você a passar as tradições brasileiras para seus filhos.
Maracatu, de Sonia Rosa [Pallas Editora]
O maracatu é uma festa criada pelos negros escravos bantos, que vieram do Congo. Eles elegiam um casal de líderes — um rei e uma rainha — e encenavam uma visita aos portugueses, com vestimentas luxuosas, dançando e tocando tambores. Aqui, essa festa é contada em versos de Sonia Rosa, e ilustrada ricamente por Rosinha Campos.
Folclore de chuteiras, de Alexandre de Castro Gomes [Peirópolis]
As mais fantásticas feras do futebol brasileiro entram em campo em uma partida nada convencional. De um lado, a seleção brasileira com Mapinguari no gol, Mula sem Cabeça na lateral direita, Curupira na lateral esquerda, Cabra-Cabriola e Capelobo na zaga, Lobisomem (naturalizado brasileiro), Negrinho do Pastoreio, Boitatá e Saci-Pererê no meio de campo e Cabeça de Cuia e Romãozinho na frente. Do outro lado, um combinado do resto do mundo com craques sobrenaturais – Múmia, Gárgula, Frankenstein, Ieti, Ciclope, Vampiro, Zumbi, Pé Grande e outros. Tudo o que essas criaturas fantásticas realizam em campo – os dribles, as jogadas perigosas e, claro, os gols – é transmitido com muita graça pelo locutor Carlos Cosme, que conta com o apoio do comentarista e dos repórteres de campo.
Quem tem medo de Papangu?, de Goimar Dantas [Cortez]
Os papangus surgem para assustar e pregar peças na molecada do Nordeste brasileiro. Nesta história contada em versos, o leitor poderá descobrir coisas sobre este típico personagem.
O Livro da Com-Fusão Brasil, de Ilan Brenman [Melhoramentos]
A brincadeira criativa dos livros da Com-Fusão chegou ao folclore brasileiro. Misturar boto com caipora, lobisomem com curupira é diversão na certa. Além de conhecer estes e outros personagens do folclore, a brincadeira estimula a criatividade e o aprendizado da leitura e da escrita.
Lendas e personagens, de Nereide Schilaro Santa Rosa [Moderna]
Lendas e personagens é uma fascinante viagem através das lendas e dos personagens do imaginário popular: bruxas, sereias, fadas, gnomos, príncipes e princesas, saci, caipora, isso sem contar com o Abaporu e o Urutu. Assim como as obras de arte, as lendas nos ajudam a pensar e reconhecer as emoções humanas, como o ódio, o medo, o amor, a dedicação, a injustiça e a vingança entre outros sentimentos. Diferentes artistas modernos, contemporâneos, abstratos e acadêmicos revelam o seu “olhar” sobre o tema com talento e sensibilidade.