A importância do cálcio e da vitamina D na saúde das crianças

O cálcio é essencial para o crescimento dos ossos, mas não funciona bem sem a presença da vitamina D que ajuda na sua absorção. Sem a vitamina D, apenas 10% a 15% do cálcio é absorvido. Sendo assim, o risco de osteoporose pode ter sua origem na aquisição deficiente de massa óssea na infância. A osteoporose leva a um aumento no risco de fraturas porque os ossos ficam mais frágeis. A deficiência de cálcio, vitamina D e falta de atividade física na infância podem aumentar o risco dessa doença na vida adulta.

Necessidade diária de cálcio

> 6 meses 200mg
7 a 12 meses 260mg
1 a 3 anos 700mg
4 a 8 anos 1000mg
9 a 18 anos 1300mg

 

Necessidade diária de vitamina D

até 1 ano 400 UI
acima de 1 ano 600 UI

 

Os alimentos mais ricos em cálcio e vitamina D são o leite (de origem animal) e seus derivados. O consumo diário de leite para suprir as necessidades diárias de cálcio e vitamina D em maiores de 1 ano de idade é de aproximadamente 500ml (se o leite fosse a única fonte desses nutrientes).

Analisando dados coletados de crianças que consomem outros tipos de leite (vegetal: arroz, soja e amêndoas) se observa que elas tem duas vezes mais chance de apresentar baixos níveis de vitamina D quando comparadas as crianças que consomem leite de vaca*.

Se o seu filho consome leites de origem vegetal, seja por intolerância, alergia ou qualquer outro motivo, é importante observar se a composição desse leite oferece em adição cálcio e vitamina D e também ficar atenta a oferta de proteínas no cardápio dos pequenos.

 

*Canadian Medical Association Journal (outubro, 2014)

 

Crédito de imagem: Shutterstock

Postagem anterior
Queremos conhecer melhor você
sapatos veganos para crianças
Próxima postagem
Sapatos veganos para crianças

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

A importância do cálcio e da vitamina D na saúde das crianças