Mundo Ovo

Alimentos que favorecem a produção de muco em crianças


Crianças alérgicas seja renite, bronquite, asma são naturalmente mais suscetíveis a formar muco e quem não ainda não tirou leite e derivados da alimentaçãoo do filho nesse momento pode atirar o nebulizador.

Mas afinal o que é o muco e como ele se forma?

Para quem acha que ele é um vilão, ledo engano, a produção do muco tem um propósito. O muco é uma secreção viscosa que cobre as membranas do corpo e que contém enzimas antissépticas e imunoglobulinas, defendendo nosso organismo de vírus, bactérias e pó, ou outras pequenas partículas poluentes que tentam entrar através do nariz para o resto do nosso corpo.

O que acontece durante a gripe e os resfriados, ou em processo alérgicos, é que o muco vai se acumulando e sendo produzido em maior quantidade nas vias respiratórias para proteger o pulmão.

 

Onde o muco se acumula?

Quando produzimos muco em excesso ele pode se alojar no nariz, no peito, nos ouvidos e na garganta. Ele terá aparência mais espessa e coloração do amarelo ao esverdeado.

Quando alguém alérgico a gatos entra em um ambiente com um, o organismo libera um alerta para que seja gerado mais muco a fim de defender o organismo desse “agressor”. Esse é o mecanismo mais simples que existe e que faz parte da vida de todo alérgico, seja a gatos, poeira …

 

Como é que os alimentos entram nessa história?

 

Alimentos que ajudam a eliminar o excesso de muco:

O primeiro passo é retirar (ou diminuir o consumo) da alimentação os alimentos mencionados acima.

Inclua na alimentação diária alimentos como:

Dica: A temperatura que consumimos os alimentos também faz uma grande diferença. Não era à toa que sua mãe te oferecia um prato de canja ao menor sinal de gripe ou resfriado. Quando consumimos alimentos frios, o gelado ajuda a bloqueiar as vias respiratórias, enquanto que as comidas mais quentes fluidificam o muco e abrem as vias respiratórias.

 

Crédito de imagem via Shutterstock