Alimentos que o seu filho não deve comer até os 2 anos de idade

Existem marcos na alimentação que precisam ser obedecidos. Da mesma forma que iniciamos a transição de líquidos para sólidos de maneira gradual, a introdução dos alimentos deve seguir um plano que é rígido, mas eficiente. Não achem porém que sou contra o BLW, eu sou contra que se deixe o bebê/criança comer o que não é próprio para sua idade, não importa se com as mãos ou de garfo e faca.

Em um post antigo, já fiz uma listagem do que o seu bebê não deve comer até completar 12 meses e você pode ler aqui. Mas a listagem de alimentos proibidos é bem maior do que muitos pais imaginam e se estende até os 2 anos de idade. Essa lista não vai ser do tipo 50 alimentos que seu filho não deve consumir, porque se você observar bem, já fica subentendido que quando eu falar que não se deve oferecer açúcar, entende-se que biscoitos recheados, balas e leite condensado estão nesse grupo. Vamos à lista?

 

Açúcar

açúcar-shutterstockDiz a ciência que os seres humanos têm o paladar mais inclinado para os doces. Então, para que facilitar o que já está aqui no nosso DNA? A Sociedade Brasileira de Pediatria e também a Americana não indicam seu consumo antes dos 2 anos de idade. Não importa se o açúcar veio da beterraba, se é orgânico; o objetivo é não estimular o paladar doce. Obesidade e diabetes já são problemas da infância e se tem um ingrediente que está por trás de tudo isso, esse é o açúcar. Depois que se abre esse portal, difícil evitar que seu filho coma bolachas rechadas, bolos e balas quando você não estiver por perto. Sejamos sinceros, quem provou sabe que o gosto é bom e que dificilmente os pequenos irão resistir.

Algumas dicas que a gente aproveita muito
 aqui em casa: comprar as frutas bem maduras é ótimo, pois o açúcar natural das frutas (frutose) já garante um docinho na refeição. Outro truque é utilizar frutas secas, como passas sem caroço e ameixas. Bananas bem maduras e purê de maçã são ótimos adoçantes naturais para bolos e biscoitos.

 

Cafeína

cafeína_shutterstock

A cafeína só está liberada, em quantidades pequenas, após os cinco anos de idade. Fiquei chocada, afinal cresci tomando café com leite. A cafeína é um poderoso estimulante e que fica circulante, e atuante) em nosso corpo por pelo menos 6 horas e é essa a grande reserva dos médicos. Crianças precisam de muitas horas de sono e dependendo da hora do consumo de café e bebidas cafeinadas, pode interferir na qualidade e no tempo de sono que as crianças precisam ter. Vale lembrar que a cafeína está presente em diversas bebidas.

 

 

Corantes

shutterstock_corantealimentar

 

Balas, doces, recheio de bolos e biscoitos, manteiga (sim) e macarrão são alguns dos produtos com corantes em sua composição. Nos precocupamos com as cores mais chocantes como o azul e o verde e nos esquecemos das simples que passam batido aos nossos olhos. A verdade é que a única função dos corantes, é tornar qualquer coisa mais atrativa e causar alergias.

Nota: balas, doces e biscoitos já estão banidos pela categoria acima (açúcar), o corante é só mais um motivo. 🙂

 

 

Crustáceos

camarao_shutterstock_69537988

Esses alimentos são contra-indicados até os 3 anos de idade pelo grande potencial alergênico e em alguns casos por também serem grandes causadores de intoxicação alimentar – que em adultos já é bem desagradável, nos pequenos, pode levar a desidratação bem rapidamente. Lagosta, camarão, tatuí, pitu, lagostim, siri e caranguejo, bem como ostras, vieiras e ovas de peixe não devem fazer parte do cardápio do seu pequeno.

 

 

Defumados e embutidos

embutidos_shutterstockÉ a festa dos excessos: sal, gordura e conservantes (como os nitratos). Sem falar que não se sabe exatamente que carnes e que partes dessas carnes entram na composição. Você acha que na salsicha só tem carne de porco, mas tem também carne de aves (quais?). Ou você acha que aquela cor rosinha do blanquet de peru é natural? Se você está na dúvida, aqui vai a listagem dos ingredientes: Peito de peru, água, fécula de mandioca, maltodextrina, sal, proteína de soja, regulador de acidez lactato de sódio, aromas naturais, aromas naturais de pimenta preta, vermelha e branca, aroma natural de fumaça, estabilizantes tripolifosfato de sódio e polifosfato de sódio, antioxidante eritorbato de sódio, realçador de sabor glutamato monossódico, conservador nitrito de sódio, corante carmim.

 

Enlatados

enlatados_shutterstockPara tornar os alimentos dentro da lata mais duráveis e manter sua aparência, é necessário que se use muitas vezes uma grande quantidade de aditivos químicos: aromatizantes, corantes, antioxidantes, estabilizantes, conservantes e acidulantes, sem falar no sal em excesso. O resultado do consumo repetido? No mínimo uma dor de estômago. Fuja de nitratos e nitritos, no estômago eles se transformam em nitrosaminas, um composto altamente cancerígeno. Se você precisa de praticidade, escolha os vegetais congelados.

 

 

 

Comida industrializada

comida-pronta_shutterstock

Hoje não deu tempo de cozinhar e a gente apela para um congelado daqueles que você compra por impulso no mercado exatamente para esses dias. A foto da caixa seduz e nos faz acredita que a comida nem vai parecer ter saído da caixinha. Que mal teria em oferecer um escondidinho de carne moída ou ainda uma lasanha de vegetais, e os nuggets de legumes, que nutritivo, você pensa. Nunca deixe de ler o rótulo, a maioria das comidas prontas oferece muita gordura (do tipo trans inclusive), muito sal e de quebra ainda ganha uma dose extra de glutamato monossódico.

A comida caseira nunca vai deixar de ser a melhor opção, você sabe exatamente quais os ingredientes que entraram naquela refeição. Quando cozinhar faça uma quantidade maior para usar nesses dias de correria.

 

 

 

 

Refrigerante

refrigerante_shutterstock

 

Além de não oferecer nada de bom, os refrigerantes são bebidas artificais cheias de açúcar e cafeína. Quando incluído no cardápio das crianças, contribui para a osteoporose, pois é um produto que fornece grande quantidade de fosfato, que impede a absorção de cálcio. A lista de malefício é bem maior, mas acho que você já sabe disso.

 

 

 

 

 

 

 

Lanches tipo snack 

biscoitos_shutterstock

Aqui em casa ganham o nome de porcaritos e cada vez mais tem porcaritos no mercado minha gente. Procure no rótulo se tem sódio em excesso, gordura vegetal hidrogenada e aditivos químicos e veja a ordem em que aparecem na listagem de ingredientes, sem esquecer de procurar o T de transgênico. Um simples biscoito do tipo “água e sal” tem essa composição de ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal hidrogenada, açúcar invertido, sal, amido, extrato de malte, fermentos químicos bicarbonato de amônio INS 503ii e bicarbonato de sódio INS 500ii, emulsificante lecitina de soja INS 322, melhoradores de farinha protease INS 1101i e metabissulfito de sódio INS 223.

 

Bebidas em caixinha (lácteas ou não)

bebida-caixinha_shutterstock

 

Bebida de criança para mim é água e água de coco, refresco de fruta natural. Sucos de caixinha já foram alvo de um outro post por aqui e é bom ficar atenta ao que manda na lancheira da escola ou oferece para o seu filho no café da manhã ou no lanche. Achocolatados e bebidas lácteas de morango não são as melhores opções, eles estão cheinhas de açúcar e vazias de cacau e morangos verdadeiros. Fuja também das bebidas de soja, elas não fornecem a quantidade adequada de nutrientes ao seu filho e ainda podem estimular puberdade precoce como vários estudo já evidenciam. Sem contar que a Sociedade Brasileira de Pediatria só recomenda seu consumo após os 2 anos de idade.

 

 

Alimentação na gravidez
Postagem anterior
Alimentação na gravidez
Próxima postagem
Dicas Netflix para crianças e adultos - O que estamos assistindo

4 Comentários

  1. viviane
    21 de Março de 2015 at 23:44 — Responder

    Gostei muito da dica queria receber por i mail obrigado.

    • Camila
      22 de Março de 2015 at 12:27 — Responder

      Viviane não mandamos posts por e-mail, mas não deixe de seguir a gente no Facebook, Instagram, Twitter e/ou Pinterest e fique por dentro de todos os nossos posts. Postamos diariamente. Obrigada

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Alimentos que o seu filho não deve comer até os 2 anos de idade