Alimentos que você precisa comer enquanto amamenta

Ficamos tão preocupadas com o que não devemos comer para não causar cólica no bebê, que acabamos excluindo sem dó (ou com alguma dó) todo tipo de comida que nos aparece pela frente. Como resultado, comemos mal, ficamos ainda mais cansadas e com o tempo podemos até produzir menos leite. A boa notícia é que o prato de quem amamenta permite que praticamente todos os tipos de alimento estejam presentes. Tal qual quando estava na barriga, seu bebê também vai sentir um pouquinho do sabor do que você come, só que agora pelo leite materno. Garfo e faca na mão para garantir uma boa alimentação e já despertar no pequeno o interesse pelos diversos sabores.

Aqui vai a lista dos alimentos que você precisa comer enquanto amamenta.

 

Arroz ou macarrão integral – Você vai precisar de energia para pensar e funcionar, sendo assim, fuja dos carboidratos simples e invista nos integrais. Uma boa dose de fibras também é muito bem-vinda para fazer o seu intestino funcionar melhor.

 

Laticíneos – se não há suspeita ou alergia a proteina do leite de vaca, comer ou beber leite e seus derivados ajuda a fornecer uma boa quantidade de vitamina D, proteínas e cálcio. Assim, seus estoques de vitamina D e cálcio ficam em dia e seu bebê terá a garantia de ossos fortes e saudáveis. Escolha queijos magros (quanto mais amarelo o queijo, mais gordo ele é).

 

Carne vermelha – o ferro é um mineral que aprendemos a ficar de olho o tempo todo. O nosso organismo absorve melhor o ferro presente nas carnes vermelhas do que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal, além de ser rica em proteína e também em vitamina B12 essencial na prevenção da anemia megaloblástica e importante para o metabolismo do sistema nervoso. Prefira os cortes mais magros como o filé, lagarto, alcatra e também a carne de cordeiro.

 

Alimentos ricos em ácido fólico – se consumir alimentos ricos em ácido fólico na gravidez já era importante, agora não é diferente. Seu bebê vai se beneficiar de boas doses dele no leite materno para garantir a continuidade do desenvolvimento do sistema nervoso.

 

Alimentos ricos em gorduras dos tipos ômega 3 e 6 – são indispensáveis para o desenvolvimento neurológico do seu bebê. Alimente-se com abacate, azeite, castanhas, linhaça e peixes gordurosos, como salmão, cavala, arenque, sardinha.

 

Dicas:

  • Você precisa de mais 500 calorias/dia enquanto estiver amamentando portanto não é hora de fazer dieta para voltar a caber na calça jeans. O foco agora é outro.
  • Existem alguns estudos que mostram que os alimentos que não fazem mal a mãe, não farão mal ao bebê. Atenção aos sinais dados pelo bebê quando você comer algo diferente. Se ele tiver cólicas, diminua ou retire alguns alimentos do cardápio até perceber o que faz mal à criança.
  • Variedade de frutas e vegetais aumenta a oferta de diferentes micronutrientes.
  • Não pule refeições.
  • Comer uma boa variedade de alimentos enquanto amamenta vai mudar sutilmente o sabor do seu leite. Aproveite a oportunidade para expor o seu bebê desde cedo aos diferentes paladares. Já existem dados comprovando que eles aceitarão mais facilmente a introdução dos alimentos sólidos quando chegar o momento.
  • Se puder, prefira frutas e vegetais orgânicos. Recente pesquisa realizada pela Universidade Federal do Mato Grosso mostrou que todas as amostras de leite materno de mães que deram à luz entre 2007 e 2010 estavam contaminadas por agrotóxicos.
Postagem anterior
Calça jeans para gestante: quais modelos comprar e como adaptar a sua
Próxima postagem
Alunos escrevem "o que gostariam que a professora soubesse"

1 Comment

  1. Eliane
    3 de Março de 2018 at 11:32 — Responder

    Obg pelas as informações estou amamentando 1 mês e 22 dias e fico insegura de comer as comidas

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Alimentos que você precisa comer enquanto amamenta