Taí um aplicativo que eu adoraria ter usado quando o Adam nasceu. Meu filho nasceu amarelinho tal qual um Minion (risos), ele teve icterícia neonatal (para mais informações sobre icterícia basta clicar aqui).
BiliCam é um dispositivo médico não invasivo para ser utilizado por meio de um smartphone, usando a câmera fotográfica para monitorar icterícia em recém-nascidos desenvolvido por uma equipe de engenheiros e médicos da Universidade de Washington (UW). A ideia era desenvolver um aplicativo de smartphone que verifica a existência de icterícia em recém-nascidos, com resultado praticamente instantâneo.
A detecção precoce de casos mais graves de icterícia é essencial para prevenir danos cerebrais ou até mesmo a morte de alguns bebês. Atualmente nos casos de icterícia mais severos, é necessária a realização de testes clínicos com amostras de sangue. Nos casos mais brandos, cabe aos pais conseguir avaliar visualmente as mudanças de cor na pele do bebê, o que nem sempre é confiável.
Como funciona?
Pais e cuidadores fazem download do aplicativo em seus celulares. Depois disso, precisam colocar um cartão colorido como o abaixo na barriga do bebê e tirar uma foto.
O aplicativo irá avisar se as condições de luminosidade e posição não são favoráveis como forma de calibrar o scam do aplicativo. A imagem é encaminhada para a base e analizada de acordo com os algorítimos desenvolvidos e em poucos instantes mostra na tela o resultado do teste.
O estudo:
O estudo foi realizado inicialmente em 100 recém-nascidos (2 a 5 dias de nascidos) no Centro Médico da UW. A metodologia foi comparar os resultados obtidos nos exames de sangue solicitados pelo hospital com os resultados da ferramenta teste da BiliCam. O resultado foi surpreendente! A Bilicam conseguiu predizer quais os casos de icterícia e severidade.
O objetivo porém não é o de substituir os meios convencionais, mas oferecer uma ferramenta barata, não invasiva para que pais e cuidadores possam realizar teste em seus bebês mesmo depois que eles tenham saído do hospital e enquanto aguardam a próxima visita ao pediatra.
Quando estará disponível?
A equipe de Universidade de Washington já encaminhou todos os protocolos ao FDA (Federal Drug Administration) e aguarda a aprovação para que o BiliCam app possa começar a ser utilizado o mais rápido possível.