Brinquedos Waldorf para famílias criativas

Brinquedos Waldorf

 

A primeira vez que ouvi falar em brinquedos Waldorf, minha filha era bebê e eu fiquei com um ponto de interrogação bem grande na testa. Já tinha ouvido falar bastante no método pedagógico, mas não sabia exatamente o que eram os brinquedos e o propósito deles.

Hoje, no mundo todo, empresas pequenas e independentes estão criando brinquedos Waldorf através de uma filosofia bastante interessante, e cada vez mais famílias estão investindo nestes tipos de brinquedos ao invés dos tradicionais, ou mesmo em complemento a eles.

 

O que são brinquedos Waldorf?

  • São brinquedos de madeira, de preferência orgânicos e ecológicos (em oposição aos brinquedos licenciados, de plástico, cheios de luzes, cores e sons).
  • Outros materiais naturais são utilizados como algodão, lã e seda
  • São brinquedos mais simples sem muitos detalhes rebuscados
  • Muitas vezes são versões miniaturas de objetos domésticos dos adultos, como vassoura e pá de lixo, por exemplo
  • Brinquedos que se movem de forma simples como cavalos de madeira, pistas de carrinhos, patinho ou aviãozinho, que andam e se mexem com a ajuda de um pau de madeira

 

Por que são tão especiais?

  • Brinquedos Waldorf promovem uma experiência sensorial mais interessante. É muito mais rico para um bebê a sensação e a textura de materiais naturais como madeira, seda e algodão do que plástico e outros materiais sintéticos.
  • Também contribuem para a criatividade e a imaginação do bebê e da criança. Como são brinquedos com poucos detalhes e minúcias, a criança necessariamente não se prende às regras daquele brinquedo e com isso as ideias fluem com mais força.
  • A pedagogia Waldorf acredita que as crianças passam grande parte do tempo tentando reproduzir a vida dos adultos ao seu redor no seu cotidiano. Quando ela brinca de cozinhar, chá da tarde, escolinha ou limpar a casa, a criança está na verdade imitando aquilo que ele enxerga no seu dia a dia. Muitos dos brinquedos Waldorf ajudam a tornar essa brincadeira real no imaginário infantil, e com isso acabam desenvolvendo habilidades reais.
  • Brinquedos que reproduzem movimento, como cavalinhos de madeira, estimulam a coordenação motora e dão noções de física naturalmente.

 

Onde comprar?

Brinquedos Waldorf

Bazar das Arábias

Antroposófica Loja Virtual

 

Confira nossa galeria

 

 

 

 

Imagens destacadas: Roman Sorkin e KimPinPhotography Shutterstock

 

 

Postagem anterior
Lambskins: tapetes de pele de carneiro para bebês
festa Princesa Sofia
Próxima postagem
Princesa Sofia : 65 ideias para fazer uma festa Real

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Brinquedos Waldorf para famílias criativas