Como saber se o bebê está mamando o suficiente?

A dúvida número um sobre amamentação é saber se nosso bebê está mamando o suficiente. Como os seios não vêm com gradação de litragem, por mais que o pequeno esteja deliciosamente engatado ali por 40 minutos, não temos como saber a quantidade exata ingerida. O bom é que existem outras maneiras de saber se o bebê está mamando de forma satisfatória.

 

Fraldas molhadas

Não é preciso esperar a primeira consulta com o pediatra sete dias depois para começar a identificar se o seu bebê está mamando uma boa quantidade de leite materno. Logo nos primeiros dias de vida, ainda mamando o colostro, a quantidade de xixi na fralda será pequena. Mas assim que o leite materno começa a jorrar, o número de fraldas com xixi aumentará consideravelmente – algo entre 6 a 8 fraldas de xixi por dia. Isso é sinal de que o seu bebê está hidratado e alimentado.

 

Quantidades de fraldas trocadas com fezes

O mecônio será eliminado logo nos dois primeiros dias e os pediatras esperam que em 5 dias mamando exclusivamente ao seio, as fezes vão ter uma cor amarelada (mostarda) e sujarão de 3 a 5 fraldas por dia.

 

Ganho de peso

Um dos melhores indicativos é ver se a criança está ganhando peso e crescendo. Mas, sinceramente, acho desnecessário pesar em casa, a não ser que seu bebê seja prematuro e tenha um histórico médico que exige grande cuidado.

É bem provável que você verifique logo na primeira consulta ao pediatra que o seu bebê já tenha recuperado o peso perdido após o nascimento. O ganho de peso médio na primeira semana varia de 100 a 200g.

Média de ganho de peso por semana:

1º mês               150g a 280g

2º e 3º meses     110g a 220g

3º ao 6º mês       70g a 120g

6º ao 12º mês     30g a 85g

 

Frequência das mamadas

Os bebês devem ser amamentados ao menos 8 vezes ao dia, mas pode chegar até 12 mamadas diárias. Pediatras recomendam que as mamadas tenham a duração de 10 a 20 minutos ao menos em cada seio.

 

Seios

Você deverá sentir que os seus seios estão mais macios (murchos, risos) e menos quentes após cada mamada. Sinal de que o seu bebê esvaziou o reservatório.

 

Aparência

Bebês bem alimentados se sentem relaxados após as mamadas, têm as feições mais saudáveis, a pele com boa coloração (sem palidez), são ativos e respondem a estímulos diversos.

 

Sinais de atenção:

  • Seu bebê continua perdendo peso;
  • Se o xixi do seu bebê tem a coloração escura;
  • Se o seu bebê tem alterações de humor passando da letargia a irritabilidade;

 

Se as dúvidas persistirem, peça ajuda ao seu médico ou procure um grupo de amamentação na sua cidade.

 

Crédito de imagem: Shutterstock

Festa Junina
Postagem anterior
30 ideias para fazer uma festa junina
Próxima postagem
Por que ir para um resort com crianças?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como saber se o bebê está mamando o suficiente?