Mundo Ovo

Como saber se o colar de âmbar é verdadeiro?


Usado há bastante tempo na Europa, o colar de âmbar chegou no Brasil há mais ou menos 5 anos e conquistou muitas adeptas. Mesmo com todos os alertas sobre os perigos que oferecem para a criança, muitas mães continuam usando e garantindo que funciona, apesar de não haver qualquer comprovação científica sobre sua eficácia.

 

O que é?

O âmbar é encontrado na região Mar Báltico. Ele é uma resina vegetal fossilizada há mais de 50 milhões de anos. Em sua composição, encontra-se o ácido succínico, que possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

 

Como funciona?

Dizem que ao entrar em contato com a pele, as pedras se aquecem e liberam quantidades mínimas de ácido succínico no corpo da criança.

 

Por que usar?

Acredita-se que o colar de âmbar ajuda a aliviar as dores e incômodos causados pelo nascimentos dos dentinhos, como inchaço da gengiva e a febre. Não existem estudos científicos que comprovem sua eficácia.

 

Quais são os perigos?

A Associação Brasileira de Odontopediatria não recomenda o uso por perigo de asfixia. Colares e cordões também não são recomendados para bebês.

 

Mesmo assim decidi colocar no meu filho o colar de âmbar, quais os cuidados devo ter?

 

 

Como saber se o âmbar é verdadeiro?

Existem alguns testes caseiros para comprovar a autenticidade do âmbar. As imitações costumam ser feitas de plástico ou copal (resinas jovens), mas existem também as feitas de vidro.

 

 

Imagem destacada: Shutterstock Irena Misevic

Imagem do post: Shutterstock Marta Paniti