Como transportar crianças na bicicleta

A primeira bicicleta a gente nunca esquece. E a primeira vez que a gente anda com o filho de bicicleta também não. Dá um medo, um frio na barriga, que até parece que estamos aprendendo a andar de bicicleta pela primeira vez. O ponto de equilíbrio, que antes era atingido automaticamente, muda e nossas preocupações e cuidados aumentam. E, para completar o novo cenário, temos como carona uma criança que pode ter comportamentos imprevisíveis: desde uma soneca repentina até te dar um susto ao apontar efusivamente um cachorro fofinho.

Antes de começar o passeio, é imprescindível ter todos os itens de segurança:

 

Cadeirinha

O tipo de cadeirinha a ser usada depende da idade e do peso da criança. Infelizmente, não existem normas da ABNT ou do Inmetro para cadeirinhas de bicicleta.

Os modelos de cadeirinha dianteiras são indicados para crianças até 15kg – geralmente usadas a partir dos 9 meses até aproximadamente 3 anos. Uma dica legal que eu vi no site Bike Legal é colocar um acolchoado na barra da frente ou um travesseirinho de pescoço como uma proteção extra no caso de um cochilo. (Se a criança dormir, o cuidado na direção deve ser redobrado).

400M-AM

Baby Bike da marca Kalf

 

Entre os modelos de cadeirinha traseira existem esses dois, também da marca Kalf:

A Kid Bike é indicada para crianças capazes de sentarem sozinhas com segurança até 15kg:

402M-VD

E a Fun Bike aguenta crianças até 22kg.

 

401M-CZ

Ambas devem ser fixadas no bagageiro.

 

Se a sua bicicleta não possui bagageiro, existem alguns modelos disponíveis no mercado que podem ser fixadas no quadro da bicicleta, como essa da marca Thule, que aguenta até 22kg:

449438_sized_450x300 449440_sized_450x300

 

 

E essa da Polisport:

JPG_d2990b95fd4ead7c60034364d2488dfd

É muito importante checar se a cadeirinha é compatível com a sua bicicleta antes da compra. E se você for comprar uma bicicleta para o transporte de crianças, converse com o vendedor a respeito.

Capacete

Além da cadeirinha, pai e filho devem estar com capacetes apropriados. Veja alguns exemplos de capacetes infantis com links para as lojas onde eles possam ser encontrados:

101004409-am

Monster Bike

 

capacete-prowell-c42-infantil-img

Centauro

capacete-infantil-320-pirabike_35404512_1772550

Decathlon

O site Criança Segura traz uma boa orientação para a compra do capacete infantil:

“Tenha certeza de que o capacete de bicicleta esteja em bom estado de conservação e procure o selo de certificação do Inmetro dentro do capacete ou na caixa. Não existem normas brasileiras de certificação para capacetes de bicicletas, mas é possível buscar pelo menos a certificação como brinquedo. O capacete deve se encaixar no topo da cabeça da criança, cobrir sua testa, não balançar para frente e para trás, nem para os lados. Leve sua criança à loja para experimentar os capacetes antes de comprar um. Garanta que o capacete seja usado com as tiras ajustadas e afiveladas sob o queixo.”

Outras dicas importantes:

  • Evite andar com as crianças em horários de muito calor;
  • Comece com distâncias curtas e treine em lugares pouco movimentados até adquirir segurança para passeios mais longos;
  • Leve sempre uma garrafa de água;
  • Dirija com cuidado e defensivamente. No site Vá de Bike, você encontra um resumo do que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas.

Bom passeio!

 

*Crédito da imagem em destaque: Kalf

Postagem anterior
Fotos lindas que celebram o amor entre irmãos
Próxima postagem
Das coisas simples da vida que as crianças amam e os pais odeiam

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como transportar crianças na bicicleta