Dicas para tirar a chupeta

Uma semana após o seu aniversário de cinco anos, Victoria largou a chupeta. Ela acordou em uma manhã, foi até a cozinha e falou direto com a Patricia, que trabalha na minha casa: “Pati, bom dia: eu queria que você jogasse no lixo todas as minhas chupetas e mamadeiras”. A voz era dura e ela estava firme em sua decisão. Patricia pegou uma sacola de supermercado e separou todo o arsenal. Juntas, as duas deram adeus, tudo parou no lixo e fomos todas tomar um café da manhã especial para celebrar o momento.

Falei recentemente sobre a experiência fora do comum da Vicky. Ela começou com as chupetas aos dois anos de idade, depois de largar o peito e em um momento de vulnerabilidade. Eu deixei, até por que não tinha forças para fazer diferente.

Perto de fazer cinco anos eu estava preocupada: os dentes de baixo entortaram, mordida cruzada, dependência emocional. Ela começou a ficar envergonhada da sua situação. Era a única da turma que ainda fazia uso da chupeta.

O que eu fiz?

Nada. Quer dizer, conversamos muito e eu fiquei ao lado dela durante todo o processo de autoconvencimento. Quando ela dizia que detestava a chupeta, eu concordava. Quando ela desistia da bravata e pedia a chupeta, eu dava e a consolava. Quando ela estava envergonhada de precisar da chupeta eu dizia que o momento dela ia chegar, que ela estava se preparando para isso. Ficamos uns seis meses assim. Até o “dia C”.

Tudo isso faz menos de um mês. Ela nunca mais pediu a chupeta ou a mamadeira. Passou a tomar o seu leite pela manhã em uma caneca de vidro, para “crianças grandes como ela”.

Mas, mesmo sem a intenção de interferir no seu processo, no meio do caminho eu comecei a pesquisar formas de ajudá-la a largar a chupeta. Pedi conselhos em nossa página do Facebook, para as amigas, li posts de outras mães. E, para vocês que estão passando pelo que eu também passei, dou aqui as dicas que eu coletei.

 

A turma do “tira e pronto”: quem me conhece sabe que eu não faço parte dessa galera. Há quem diga que essa é a única maneira que funciona (não é) e a mais rápida (pode até ser). Eu acho isso de uma crueldade sem tamanho, e essa sou eu, maria molenga, com orgulho. Quem utilizou desse método diz que o sofrimento da criança dura cerca de uma semana. Uma semana de sofrimento de filho, pra mim, é uma eternidade.

O bico ficou pequeno: A Paty deu uma boa ideia, mas a Vicky jamais cairia nessa (até por que já era mais velha). Paty substituiu todas as chupetas do Adam por modelos iguais, mas com bico de recém-nascido. Ele não curtiu a novidade e reclamou. Paty disse que ele tinha ficado grande, por isso o bico estava pequeno. Tava na hora de largar a chupeta. Ele, que é um menino muito bonzinho, acatou.

Tá com gosto ruim: Uma mãe me disse que colocou a chupeta em um condimento ácido: algo como tomate, relish de pepino ou mostarda. A criança achou ruim. A mãe falou então que só crianças pequenas gostavam de chupetas, que quando cresciam passavam a achar o gosto ruim.

Bico cortado: Essa dica também é na linha “você já está grande”. Pega todas as chupetas e corta os bicos. A criança vai reclamar. É a deixa para dizer que como a criança está muito grande, seus dentes estão muito fortes e com isso rasga os bicos.

Fada da chupeta: o conceito é o mesmo da fada do dente. Pega as chupetas, deixa no saquinho da fada dos dentes e ganha um presente no dia seguinte. Tem famílias que, no desespero, prometem um presente para cada chupeta da criança.

Fada da chupeta 2, a missão: Uma boa ideia é também enviar uma carta da Fada da chupeta para o seu filho, convocando todas as chupetas para os bebês e crianças pequeninas que precisam de chupetas. Invente uma história convincente, cheia de aventura e fantasia.

Barganhando com Papai Noel: A criança quer muito uma bicicleta de Natal. Papai Noel manda uma carta para a criança pedindo as chupetas em troca da bicicleta. Quem, em sã consciência, vai dizer não para um pedido do Bom Velhinho?

Peça ajuda ao dentista: Dentistas infantis costumam fazer discursos convincentes para as crianças. Você pode combinar antecipadamente de a criança deixar as chupetas em troca de um belo presente da dentista. E um kit com muitas escovas e pastas de dentes.

Postagem anterior
Decoração infantil que incentiva à leitura
Próxima postagem
Dossiê Engatinhar: como estimular o bebê e o que fazer para tornar sua casa segura

1 Comment

  1. 28 de setembro de 2015 at 16:39 — Responder

    Por aqui estamos em negociação para entregar o bico para o Papai Noel. Sempre é bom ler relatos como esse. Obrigada por compartilhar. Foi para a minha lista de melhores links da semana!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dicas para tirar a chupeta