Dicas para um ganho de peso saudável na gravidez

Já falei antes aqui que não é porque estamos esperando um bebê que precisamos comer por 2. Também não vale usar a desculpa de que vai engordar mesmo e por isso vai se permitir comer mais do que deveria. Nem comer qualquer bobagem que vê pela frente porque está com desejo. Uma boa alimentação é saúde para a vida, e na gravidez esse cuidado vale o dobro (ou o triplo), por isso é necessário um maior controle.

Existem momentos na gravidez em que a fome estará realmente aumentada, afinal de contas nossa “fábrica” está funcionando a todo vapor e será assim nesses 9 meses. A quantidade de calorias que devemos comer a mais por dia gira em torno de 200 calorias (1 bombom daqueles da embalagem rosa = 120 calorias), mas esse valor pode  aumentar ou diminuir dependendo do seu estado de saúde ao engravidar. Se você está acima ou abaixo do peso é ideal que procure um nutricionista para lhe auxiliar com um plano alimentar que contemple uma gravidez saudável, evitando anemias, diabetes gestacional, pré-eclâpsia e possíveis alterações decorrentes da falta de algum nutriente.

Abaixo dicas para não enfiar o pé na jaca e ter uma gravidez saudável do início ao fim:

1) O ganho de peso saudável na gravidez de uma forma geral é entre entre 11 e 15 kg. Esse ganho não é como uma receita de bolo. Muitos fatores vão influenciar no quanto você pode ou deve engordar.

2) Alguns obstetras sugerem que o ganho de peso na gravidez seja dividido da seguinte forma: 1 a 2 quilos (no total) nos três primeiros meses, 500g/semana do segundo trimestre até o final da gestação.

3) A grávida de gêmeos em geral pode engordar mais 5 quilos do que as gestantes de um único bebê.

4) Não perca o controle. A ansiedade é um dos maiores vilões da causa de ganho de peso na gravidez. Procure se distrair ou resolver o motivo da ansiedade, comer não irá ajudar em nada.

5) Não pule refeições. Tenha na sua rotina que você terá 3 grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 3 pequenas refeições (colação, lanche e ceia).

6) Quer comida mais rápida do que uma salada? Fast food na maioria das vezes não é good food. A fome apertou e não tem nada pronto para comer? Faça um omelete.

7) Planejamento é fundamental. Aqui vai uma listinha de alimentos/preparações para você ter sempre na geladeira, no freezer e na despensa: Alimentos folhosos verdes que são ricos em ácido fólico , leite, queijos e iogurtes para fornecer bastante cálcio, macarrão integral, carne moída, ovos, banana e aveia.

8) Ande com alternativas saudáveis de lanches na bolsa: bananada natural, frutas secas, nozes ou castanha do pará, maçã, granola salgada ou doce.

9) Espante o tédio e com ele a barra de chocolate e o balde de pipocas. Ficar em repouso é um terror, mas se for necessário, faça da TV a sua melhor amiga e a não a comida. Opte por palitinhos de vegetal, uva congelada…

10) Escolha alimentos integrais no lugar dos refinados. Todo alimento integral oferecerá uma maior quantidade de nutrientes.

11) Não coma rápido,o cérebro leva cerca de 20 minutos, a partir da primeira garfada, para registrar que o estômago está cheio.

12) Beber bastante água ajuda a aliviar desconfortos intestinais como a prisão de ventre e os inchaços, e mata aquela fome que não é fome de verdade.

13) Fique atenta aos alimentos que você deve ter sempre no seu cardápio diário e os que deve evitar.

14) Mexa-se! Uma boa caminhada já é o suficiente se você não pode “malhar”.

15) Veja com o seu obstetra um plano de ganho de peso por mês e pese-se a cada 15 dias. Desse jeito você terá maior controle sobre o seu peso podendo ajustar esse ganho ao longo do tempo que ainda resta.

16) O segundo e terceiro trimestres são os de maior ganho de peso, os enjoos foram embora e parece que estamos compensando o tempo perdido. Escolha alimentos ricos em fibras para ganhar mais saciedade e mastigue bem.

 

Agora que você já sabe o que precisa fazer, basta colocar o plano em prática e passar esses meses com mais saúde para você e o seu bebê.

Postagem anterior
A decisão de procurar um psicólogo infantil
Próxima postagem
Montessori em casa: como seu filho pode ajudar nas tarefas domésticas

1 Comment

  1. 2 de agosto de 2015 at 9:53 — Responder

    Sinto tanta fome que meu estômago chega doer a boca amarga tudo que como me estufa. .o que faço? ?

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dicas para um ganho de peso saudável na gravidez