Mundo Ovo

Máquinas que fazem papinhas


Fazer comida para o bebê que está em fase de introdução alimentar não é complicado. De uma maneira simplista, você escolhe o legume/verdura ou uma combinação de legumes e/ou verduras, coloca para cozinhar no vapor ou em água ou caldo (recomendamos caldos!) e depois amassa com um garfo. Bebês que preferem uma consistência mais lisa, basta bater rapidinho no processador. Ainda tem como congelar uma quantidade razoável e de maneira prática (a gente ensina no post sobre formas de gelo com tampa) e voilá: comida pra sempre ao alcance do congelador.

Mas nem sempre é assim tão fácil. Você está passando férias em algum lugar, ou não tem um congelador potente, ou está exausta (estado de ânimo de quase toda mãe nesta fase) e precisa de uma alternativa ainda mais prática?

Bom… Para quem busca algo que ajude a transformar a hora da refeição do bebê na tarefa mais simplificada possível, existem pequenos processadores que reduzem seu trabalho braçal a apertar dois ou três botões.

Mais do que processadores, essas máquinas fazem o trabalho completo. Você seleciona a combinação do dia, a máquina cozinha no vapor e depois processa os alimentos até virar purê.

Quando Victoria e Adam nasceram, eu e a Paty adquirimos um modelo desses, mas usamos menos do que gostaríamos. Tivemos uma rotina muito parecida, (A Victoria foi cobaia da tia/nutricionista Paty e eu aprendi tudo com ela) e acabou que a gente fazia papinha aos borbotões, congelávamos e nossa maquininha foi ficando de lado.

Ainda assim, cada casa tem uma rotina e ela pode ser muito útil para você. Por isso indicamos as mais recomendadas e premiadas do mercado internacional. Sim, a maioria só vende lá fora e você precisa encomendar ou procurar nas importadoras. Mas já existe também um único modelo nacional.

 

 

Baby Brezza (3 modelos)

Essa é a marca mais conhecida e premiada da nossa lista e apresenta três modelos muito similares: One step, One step Elite e Prima. Todos eles cumprem a mesma função: cozinha a vapor e faz o purê. A diferença entre o One step (mais simples) e o Elite é um relógio digital que mostra quanto tempo falta para terminar a função escolhida; a diferença entre o Elite e o Prima é que o Prima faz 4 xícaras, ao invés dos outros dois modelos que fazem 2 xícaras.

 

 

 

Béaba baby cook (3 modelos)

Possui três modelos: Classic, Pro e Pro 2X. Todos os modelos descongelam, aquecem, cozinham a vapor e fazem o purê. A diferença entre o Classic e o Pro é 3,7 xícaras no Classic contra 4,7 xícaras no Pro. O Pro 2X é igual ao Pro mas faz o dobro de papinha ao mesmo tempo, por conta dos dois potes. As resenhas americanas afirmam que as máquinas da Béaba não são tão fáceis de usar quanto as da Baby Brezza, mas não posso afirmar pois não testei as da Béaba. Mas compare nos vídeos: pra mim todas parecem funcionar igual, certo?

 

 

Cuisinart baby food maker and bottle warmer

O modelo da Cuisinart é igual aos concorrentes acima, com a diferença de que ele ainda opera como um aquecedor de mamadeiras (as resenhas foram inconsistentes nesse aspecto) e também tem um copo maior de quatro xícaras. O copo pode ir para a geladeira ou congelador. Inclui um livro de receitas.

 

 

Baby Cooking Vizio

A única marca nacional tem a cantora Wanessa como garota propaganda. Combina quatro funções: descongelar, cozinhar a vapor, misturar e aquecer. Faz o trabalho completo e em 10 minutos ajuda no preparo de sopas, papinhas e cremes.

 

Nota: apresentamos aqui os modelos que cozinham e processam. Mas existe uma diversidade de outros produtos que são moedores manuais, ou que fazem somente o trabalho de processar.

 

 

Imagem destacada: Shutterstock Gayvoronskaya_Yana