A moda retrô invadiu a casa inteira – e o quarto dos pequenos, claro, não ficou de fora. Seja com um móvel de pés palito, objetos garimpados em brechós ou um quadro antiguinho na parede, a tendência cai muito bem no ambiente da criança, levando charme e aconchego.
É fácil aderir ao estilo: muitas vezes, apenas uma peça já garante o tom vintage A engenheira Anna Paula Novis, apaixonada por decoração e blogueira (Unpack Design), fez um quarto temático com inspiração no espaço sideral, para seu primeiro filho, Pedro. Mas um berço de palhinha branca e pés palitos, comprado em São Paulo, se destaca no ambiente.
Para quem adora um garimpo, as feiras de antiguidade ou lojas que restauram móveis são ótimas fontes. A arquiteta Carolina Wambier encontrou uma escrivaninha vermelha, com ar industrial, na Desmobilia, em São Paulo, para o quarto de um menino que está entrando na adolescência. Já para a sua filha Stella, ela conseguiu um berço de vime emprestado de uma vizinha. O mosquiteiro caindo por cima cria um clima dos mais românticos, e totalmente retrô.
“Gosto que o ambiente fique simples, neutro, e esse toque vintage casou muito bem”, diz Carolina.
Para o quarto de sua bebê, Diana, a fotógrafa Patricia Gouvêa vasculhou o acervo da família e escolheu uma cadeira de balanço, estilo da vovó, para embalar a pequena. Uma delicadeza só!
Confira a galeria em tamanho grande
Fotos: André Nazareth e Anik Polo