Mudanças de hábito para ser mais feliz

Todo final de ano eu vou me cansando, cansando, até ficar exausta. E nessa vibe eu passo a cuidar bem pouco de mim e inconscientemente fazendo péssimas escolhas que afetam a minha produtividade, meu humor e finalmente a minha relação com as pessoas e até a minha saúde. O que foi diferente esse ano é que eu percebi o que estava fazendo comigo mesma e resolvi cortar alguns desses hábitos – alguns muito antigos –, de uma vez por todas.

Por isso, nesse início de ano, resolvi não investir nas tradicionais resoluções de ano novo. Tal qual o projeto Verão para ficar magra e que nunca funciona, tal qual os objetivos irreais que colocamos para nós mesmos e abandonamos no primeiro mês. Esse ano eu resolvi promover mudanças de hábito. Trocar aquilo que está me fazendo mal e fazer melhores escolhas para que eu possa viver feliz e manter a cabeça erguida do início ao fim do ano.

 

BEBER MAIS ÁGUA

Parece ridículo, mas na correria do dia a dia é muito fácil esquecer de pequenas coisas, como beber um copo d’água. De vez em quando, passa um dia inteiro e eu bebi zero copos. Como atingir a meta: minha meta é beber 8 copos de água por dia, além das duas garrafas de 350ml que eu já bebo na academia pela manhã. Para isso eu levarei diariamente uma garrafa de água para o escritório, dividirei as horas produtivas do meu dia por 8 e colocarei o alarme do celular para despertar e me lembrar de levantar da cadeira e beber um copo de água. Benefícios: o corpo todo funciona melhor, sobretudo digestão e intestino; pele e cabelos ficam mais hidratados; o metabolismo mais acelerado; beber água também diminui a vontade de comer doces.

DORMIR MELHOR

Eu durmo muito mal. Em primeiro lugar eu brigo com o sono e desde bebê acho que dormir é perda de tempo. Em compensação, quando finalmente desmaio, quero dormir doze horas seguidas. Um final de semana perfeito pra mim inclui dormir até as 11 horas da manhã, o que é péssimo para tudo. Como atingir a meta: estabelecer um horário para desligar os eletrônicos e esse deve ser pelo menos uma hora antes de apagar as luzes para dormir. Ao invés de apagar vendo televisão (sim, sou dessas que dorme com a TV ligada), usarei essa hora para relaxar lendo um bom livro. Esse livro deve ser diversão e não trabalho (sou editora de livros). E finalmente, trocar o meu colchão, que está MUITO ruim. Benefícios: dormir bem serve pra basicamente tudo. Ajuda a manter o seu relógio biológico funcionando. Ajuda quem faz exercícios físicos, ajuda a manter doenças como obesidade e depressão longe, melhora o raciocínio, ajuda a relaxar, processar melhor seus sentimentos… Leia mais sobre isso aqui.

SAIR MAIS

Não é falta de tempo. Tenho 3 noites na semana para sair com meus amigos ou mesmo sozinha. Tenho babá no final de semana e quinzenalmente a filha está na casa do pai. Mas, por escolha, fiquei como uma ermitã em casa. Por que? Não sei bem. Mas tá na hora de sair da toca. Como atingir a meta: escolher uma noite da semana para sair com os amigos e não cancelar no último minuto. Aproveitar os finais de semana ensolarados na praia ou na piscina. Fazer piqueniques nos parques. Passar finais de semana fazendo pequenas viagens que não estourem o orçamento. Benefícios: sair de dentro da minha cabeça, ver os amigos, fofocar, rir e ser feliz.

EXERCITAR A PACIÊNCIA

Eu tenho zero saco e meu pavio anda curto. Acho que na medida em que eu melhorar a minha qualidade de vida esse quadro tende a melhorar. Mas o objetivo é, sobretudo, melhorar a minha relação com a Victoria, que anda meio capenga. Como atingir a meta: respirar fundo. Existem técnicas de respiração para ajudar a controlar o estresse. Controle. Paciência é, sobretudo, exercitar o controle. Entender que o mundo não raciocina do seu jeito. Benefícios: tudo, né? Ninguém quer uma “garota enxaqueca” do lado. Nem a gente.

COMER MELHOR

Eu faço exercícios regularmente com uma personal. Introduzi academia na minha vida e nunca mais larguei, desde novembro de 2013. Me divirto, malho bastante, me sinto cheia de energia e minha evolução é palpável. Mas não adianta nada se eu continuar comendo como se não houvesse amanhã. Mais do que a quantidade de comida, o que eu quero é mudar a qualidade do que eu como e introduzir novos horários. Essa é a mais longa e dura de todas as batalhas que eu vou enfrentar esse ano. Como atingir a meta: essa não é simples e terá que ser realizada em partes para ser pra sempre. Temo que se fizer algo radical eu vá desistir rapidamente. Por isso estabeleci algumas frentes a serem atacadas imediatamente:

– tomar café da manhã em casa: tenho o péssimo hábito de acordar e só comer duas horas depois, no escritório e de frente para o computador. A partir de agora tomarei café da manhã na mesa, com a minha filha e mesa posta. Para atingir a meta, vamos acordar mais cedo

– comer regularmente: café da manhã (8h), lanche (10h), almoço (13h), lanche (16h), jantar (19:30h) e ceia (22h). Nos dias de academia pela manhã cedo, inverto o lanche e o café da manhã e tomarei café depois de chegar da academia. Para atingir a meta vou planejar o cardápio por semana e levar lancheira de casa. E usar, novamente, o alarme do celular.

– fazer melhores escolhas: não vou tentar fazer uma dieta, mesmo que não radical, pois acho que preciso começar do básico. Ir cortando o chocolate diário um dia de cada vez, abandonar o refrigerante zero uma refeição de cada vez. Cortar o delivery uma noite de cada vez. Não desistir. Lembrar diariamente que mesmo que eu não consiga em um dia, o dia seguinte foi feito para tentar de novo.

– não fazer refeições de cara pra TV: por incrível que pareça, acho que essa será das metas mais difíceis de atingir.

Benefício: por enquanto acho que está de bom tamanho esse início. Para quem, como eu, tem tantos péssimos hábitos alimentares, dar um passo por vez parece ser a melhor solução. O maior benefício e objetivo principal é vencer a obesidade.

Existem ainda muitas coisas que eu quero fazer por mim mesma, como administrar melhor meu dinheiro, otimizar minhas horas produtivas, ser mais atenciosa com o outro, deixar minha casa organizada, mas sinto que já tenho trabalho o suficiente pela frente – nos próximos dois meses, pelo menos. Uma vez que alguns desses hábitos já sejam rotina, acho que poderei atacar outras frentes. Eu acho que o mais importante neste momento é eu voltar a me amar, e acho que ter priorizado saúde e bem-estar, ao invés de trabalho e dinheiro, é o primeiro passo para ter sucesso em todas as áreas que eu me permitir mudar.

E vocês? Quais hábitos gostariam de mudar em vocês? Quem vocês querem ser amanhã? Vamos dar as mãos? Podemos transformar esse espaço em um diário semanal ou quinzenal, não de metas a serem atingidas (muita pressão), mas da evolução das nossas necessidades. Ou mesmo um grupo de apoio virtual.

Feliz nova vida pra todas nós.

 

Imagem: freedigitalphotos.net

transformando caixas
Postagem anterior
Transformando caixas em brinquedos
cuidados com os bebês durante o verão
Próxima postagem
5 cuidados importantes com os bebês durante o verão

1 Comment

  1. Denise
    8 de Janeiro de 2015 at 14:05 — Responder

    Achei ótimo esse artigo, estou com os mesmos problemas, tenho duas metas importantes uma é engravidar e perder peso, pra que isso aconteça tenho que perder peso. Tenho uma filha de 2 anos e 10 meses.O ano só está começando e já estou cansada rs. Um grande abraço

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Mudanças de hábito para ser mais feliz