“No Mo”: Sobre não querer ter filhos

Essa semana me deparei com uma matéria sobre os motivos que levavam uma mulher a não querer ter filhos. Não seria chocante se os comentários fossem amenos e respeitosos. No mundo todo há uma boa quantidade de mulheres que decidiram que suas vidas estão ok como “NoMos” – abreviação para “No Mothers” -, no bom português, mulheres que decidiram não ter filhos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano 2000, 14% das famílias brasileiras não tinham filhos. Em 2010, a porcentagem cresceu para 20%, o equivalente a 22 milhões de pessoas que fizeram a opção.

Abaixo algumas celebridades que já falaram abertamente sobre a falta de desejo em ser mães e seus motivos.

Renee Zellweger

nomos-renee_shutterstock

 

A queridinha dos filmes Bridget Jones declarou ser feliz com seus sobrinhos. “A parte legal de ser tia é que você pode ir embora”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marisa Tomei

Marisa-Tomei_shutterstock

 

Em entrevista à revista Manhattan Magazine afirmou não entender qual o motivo das mulheres precisarem ter filhos para se sentirem completas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oprah Winfrey

nomos-oprah_shutterstockEla é uma das mulheres mais poderosas da TV americana e confessa nunca ter pensado em ter filhos. Sua declaração “Se eu tivesse filhos, eles me odiariam…”, gerou muita polêmica. (Fonte: Mic 2013)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kim Cattrall

nomos-kim_shutterstock

Tal qual sua personagem no seriado Sex & The City, ela assumiu há tempos que não tem nenhuma vontade de ter filhos. Sua declaração mais polêmica: “Eu acho as crianças adoráveis, doces e engraçadas, mas seria uma dor de cabeça.” (Fontes: The Oprah Magazine, Advocate Mag 2009)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Helen Mirren

nomos-helen_shutterstockAo site Times Online, Helen chegou a dizer que depois de ter assistido a um filme com o nascimento de um bebê, quando ela ainda era uma estudante do ensino médio, passou a ter medo de gravidez. Mas acredita que não estava no seu destino ser mãe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Barbara Paz

40-anos-barbara-pazA atriz brasileira de 41 anos, em entrevista de 2013 ao site UOL Celebridades deu a seguinte declaração: “O relógio biológico só bateu para teatro, na TV. Deve chegar aos 40, quem sabe?” Como os 40 já chegaram e passaram, ela entrou para a lista de “NoMos” brasileira.

Crédito da foto: Divulgação/TV Globo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Totia Meireles

totia-3

 

Em entrevista recente (fev/2015) a revista Quem disse: “Acho mais difícil a mulher bancar não ter um filho do que ter. … Essa coisa de parir não foi nesta vida. Pode ser na outra”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leona Cavalli

leone-cavalli_nomos

A atriz de 44 anos deu nova declaração (agora a revista Caras) reiterando que nunca foi seu sonho ter filhos. Ela conta que mesmo em relacionamentos em que cogitou ter um filho, sempre precisou optar por algum trabalho. E diz se sentir mais feliz dessa maneira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postagem anterior
Espumante para grávidas
O que fazer se o seu bebê engasgar
Próxima postagem
O que fazer se o seu bebê engasgar?

2 Comentários

  1. 9 de Abril de 2015 at 12:28 — Responder

    Acho legal essa posição.Eu já não quis ter filhos.Hoje, com meu marido, talvez por termos ideias parecidas sobre criação, acabou batendo a vontade e estou grávida.Mas, acho que é uma escolha de cada um, não uma obrigação.Filho é coisa seria mesmo e se a pessoa é mais feliz sem tem que ser respeitada.

  2. Ligia
    9 de Abril de 2015 at 14:12 — Responder

    Eu tenho um bebê de 11 meses e estou curtindo muito, mas acho super normal mulheres que decidem não ter filhos, não sei porque as pessoas ficam tão abismadas diante dessa decisão e fazem julgamentos sem sentido…

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

“No Mo”: Sobre não querer ter filhos