Essa semana me deparei com uma matéria sobre os motivos que levavam uma mulher a não querer ter filhos. Não seria chocante se os comentários fossem amenos e respeitosos. No mundo todo há uma boa quantidade de mulheres que decidiram que suas vidas estão ok como “NoMos” – abreviação para “No Mothers” -, no bom português, mulheres que decidiram não ter filhos.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano 2000, 14% das famílias brasileiras não tinham filhos. Em 2010, a porcentagem cresceu para 20%, o equivalente a 22 milhões de pessoas que fizeram a opção.
Abaixo algumas celebridades que já falaram abertamente sobre a falta de desejo em ser mães e seus motivos.
Renee Zellweger
A queridinha dos filmes Bridget Jones declarou ser feliz com seus sobrinhos. “A parte legal de ser tia é que você pode ir embora”
Marisa Tomei
Em entrevista à revista Manhattan Magazine afirmou não entender qual o motivo das mulheres precisarem ter filhos para se sentirem completas.
Oprah Winfrey
Kim Cattrall
Tal qual sua personagem no seriado Sex & The City, ela assumiu há tempos que não tem nenhuma vontade de ter filhos. Sua declaração mais polêmica: “Eu acho as crianças adoráveis, doces e engraçadas, mas seria uma dor de cabeça.” (Fontes: The Oprah Magazine, Advocate Mag 2009)
Helen Mirren
Barbara Paz
Crédito da foto: Divulgação/TV Globo
Totia Meireles
Em entrevista recente (fev/2015) a revista Quem disse: “Acho mais difícil a mulher bancar não ter um filho do que ter. … Essa coisa de parir não foi nesta vida. Pode ser na outra”.
Leona Cavalli
A atriz de 44 anos deu nova declaração (agora a revista Caras) reiterando que nunca foi seu sonho ter filhos. Ela conta que mesmo em relacionamentos em que cogitou ter um filho, sempre precisou optar por algum trabalho. E diz se sentir mais feliz dessa maneira.