O segundo trimestre da gravidez

Você está grávida e já passou pelos primeiros três meses. Os tais três meses de euforia, de conto ou não conto! Agora é o momento de aproveitar. O enjoo já passou, a barriga começa a aparecer, os medos diminuíram e você se sente GRÁVIDA. O segundo trimestre da gravidez é assim, cheinho de amor.

 

Semanas do segundo trimestre

O segundo trimestre começa na 13ª semana de gravidez e vai até a 28ª semana.

 

Os exames

As consultas passam a ser mensais até o final do segundo trimestre para a maioria das mulheres grávidas. Muitos médicos repetem alguns exames para se certificar que está tudo bem com a futura mamãe e também com o bebê, portanto não ache que há algo de errado se isso acontecer com você.

 

  • Exames de imagem:

Translucência nucal : Esse exame deverá ser realizado entre a 12ª e 14ª semanas de gestação. O exame é feito por meio de uma ultrassonografia para medir o tamanho da prega da nuca do feto. Se houver um acúmulo excessivo de líquido nessa região (aumento da prega acima de 2,5 mm) , há risco do bebê ter uma alteração cromossômica, alguma má-formação ou alguma síndrome genética, como por exemplo, a síndrome de Down. Cabe ressaltar que a medida da translucência nucal alterada não indica que o bebê terá alguma dessas alterações, indica apenas que há risco aumentado do feto apresentar alguma alteração. Outros exames serão solicitados para confirmar ou não o diagnóstico.

Ultrassom morfológico: Deve ser realizado entre a 18ª e 24ª semana de gestação, onde cada órgão do bebê será medido e analisado. O exame busca avaliar o desenvolvimento do coração, rins, bexiga e estômago, mede também a quantidade e a qualidade do líquido amniótico, pode identificar o sexo do bebê se assim os pais desejarem.

 

  • Exame físico:

Seu peso estará mais do que nunca na balança. Uma gravidez saudável passa por uma alimentação saudável e a prática de alguma atividade física. Veja com o seu médico o que é melhor no seu caso para se manter ativa e que também possa te preparar para o parto.

O médico também irá avaliar a sua pressão arterial e medir a altura do útero.

 

  • Exames laboratoriais:

Exame de urina e urocultura:​ Para verificar se há infecção urinária, que tão comum na gravidez.

Hemograma: Realizado quase no final desse semestre, busca detectar principalmente a existência de anemia.

Curva glicêmica: A detecção precoce de diabetes gestacional é de grande ajuda.

Exames sorológicos diversos: Detectar casos de sífilis, que se não for devidamente tratada pode levar a malformação do bebê. Toxoplasmose, rubéola e hepatite B.

Fibronectina fetal: Exame utilizado em alguns casos para avaliar o risco de parto prematuro. Gestantes com queixas de contrações uterinas, gestantes com antecedente de parto prematuro espontâneo e gestação gemelar são exemplos de grupos que devem realizar o exame por volta da 26ª semana gestacional. O exame é simples e consiste na coleta de um pouco do muco vaginal.

 

Mudanças no seu corpo

Se você é como a maioria das mulheres, o segundo trimestre da gravidez, será mais fácil do que o primeiro. Os enjoos não te impedem de comer e o cuidado com o aumento de apetite é real e o ganho de peso também. Você vai se sentir com mais energia e disposta, mas não abuse.

Sua barriga vai crescendo e exigindo mais do seu corpo. É normal que você sinta dores nas juntas, especialmente nas articulações do quadril. Aproveite para se cuidar ainda mais. Passar cremes hidratantes e cuidar da pele aproveitando para fazer carinho também no bebê.

O bico dos seios já deve estar mais escuro e pode ser que algumas manchas escuras apareçam no seu rosto (melasma ou cloasma gravídico). Busque a ajuda de um dermatologista e não deixe de usar protetor solar.

 

O bebê

Agora o crescimento do bebê ganhou um ritmo mais acelerado. Conseguimos ver (nos exames) esse crescimento e nos emocionar com cada dedinho que se mexe. Boa parte desse crescimento é o bebê engordando :0 ) Os órgão se formam e buscam um amadurecimento para estarem funcionais quando a hora de viver aqui fora chegar. O seu bebê já pode engolir, têm impressões digitais e ouve cada som produzido pelo seu corpo – a respiração, os batimentos cardíacos. Você já pode ser o bebê se mexendo.

Na 20ª semana se quiser, o sexo do bebê já está formadinho, basta que ele ou ela esteja em uma posição favorável! Se for menina, os ovários já estão com ovócitos primários e o útero está formado. Caso seja um menino, os testículos começam a descer para o saco escrotal, carregando os primeiros espermatozoides (ainda imaturos).

Ele pode medir cerca de 32 cm e pesar em torno de 1 quilo.

 

Cuidados básicos

Anote na agenda que você precisa marcar uma consulta com o dentista. Não dá para adiar o tratamento de uma cárie ou ignorar o sangramento constante das gengivas (mesmo sendo comum na gravidez). Estudos têm mostrado que doenças na gengiva podem prejudicar a gestação e até causar parto prematuro.

 

Diário da gravidez

Não se esqueça de continuar com o diário da gravidez. Ao final dessa jornada, vai ser interessante e até engraçado ver tudo o que aconteceu e como você se sentiu.

 

Crédito de imagem via Shutterstock.

Postagem anterior
Você sabe o que é Quiet Book (ou livro sensorial)?
Próxima postagem
Birras: manual de uso

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O segundo trimestre da gravidez